Bullet journal

10 de fevereiro de 2024

Desde que comecei a usar o bullet journal, em algum momento entre 2016 e 2017, mudei muito minha forma de me organizar e me apaixonei muito pelo método. Não só porque colocar as coisas no papel me ajuda muito a visualizar o que preciso fazer no dia, mas porque também uso meu bujo como uma forma de me manter criativa e fazendo coisas bonitas no meu dia a dia.

É claro que o método não exige todos esses enfeites, materiais e tudo o mais, mas por ser completamente adaptável para cada pessoa, ele permite justamente isso: eu sou uma pessoa que gosta de arte, de desenhar, colorir, fazer colagens e etc., então me divirto no processo!

Caderno A4 com capa rosa, fitilho dourado e um foil dourado em formato de arco-íris na capa, usado para bullet journal do ano de 2024

Inclusive recentemente descobri um novo universo que são os instagrans de bullet journal/journals num geral, e pronto: lógico que já criei meu @bujo.da.laura e tenho mostrado os meus processos por lá, além de ver criações incríveis de outras meninas.

Hoje vim mostrar um pouquinho de como ficou meu setup anual do bullet journal de 2024, vem comigo?

Meu bullet journal de 2024

Começando pelo começo: o caderno que eu escolhi foi esse rosinha da foto ali de cima, e ele é do Aliexpress, da marca BUKE notebooks. Tem páginas com gramatura 160g e já vou adiantando que estou AMANDO essa gramatura alta. As folhas também não são MUITO brancas, e isso foi outro ponto que gostei bastante.

Como sempre faço, comprei ele em agosto do ano passado porque sei que o preço sempre aumenta muito no fim do ano; paguei 80,00 com o frete e chegou em aproximadamente 15 dias. O vendedor foi esse aqui. Ele ainda veio com algumas cartelas daqueles adesivos funcionais, que confesso que não uso muito. Mas agora, vamos ao que interessa: o setup.

Bullet journal 2024 - capa - caderno aberto com uma página escrito Laura Nolasco (meu nome) e rodeado por florzinhas coloridas
Capa

Começando pela capa, escolhi só colocar meu nome e a data no espaço designado pelo caderno. E aí já comecei a definir um tema: queria algo colorido, mas delicado, e por isso usei muito os marca-textos lumini pastel da Cis. Eles são meus preferidos porque na maioria dos papeis não transferem muito, além das cores delicadas.

Pra completar, desenhei florzinhas que é o que mais gosto de desenhar e adoro a possibilidade de variar estilos e testar coisas novas.

Bullet journal 2024
Grid spacing e capa do ano

Em seguida, fiz o grid spacing guide, que é um “guia” pra te ajudar a saber os tamanhos das divisões mais usadas no bujo. Já faço essa página há pelo menos uns 4 anos e realmente acho muito útil – saber os tamanhos (em número de quadradinhos e em centímetros) ajuda muito na hora de fazer os layouts mensais e semanas.

Do lado, fiz uma capa pro ano. Podia estar no começo, junto com o meu nome, mas como o caderno já tinha um layout pro nome e data pré-definido eu achei que ia ficar muito poluído.

Esse ano eu abandonei a página de índice, que é uma das páginas mais tradicionais do método. Muita gente acha muito útil, mas eu realmente sempre fiz e nunca usei – quando preciso reencontrar algo, faço isso bem rápido folheando o caderno, e nunca lembro de usar o índice.

Bullet journal 2024
Key e palavra do ano

A próxima página é a de legenda, e, como você deve imaginar, depois de quase 8 anos usando o método, eu já decorei e sei exatamente o que uso e como. Mas eu adoro a estética dessa página e acabo sempre fazendo mesmo assim. E sei lá, acho que acaba deixando o bujo mais com cara de bullet journal mesmo, sabe?

Do lado, resolvi colocar a minha palavra do ano: constância. Se você reparar bem na foto, vai ver que rolou um errinho de português ali no quote que escolhi pra essa página (“Sua rotina é o que sustenTta as mudanças que você quer na sua vida”), mas eu resolvi deixar assim mesmo. Um dos ensinamentos mais legais do bujo pra mim é de que tá tudo bem errar, não é o fim do mundo, minha vida não vai acabar porque escrevi ou desenhei algo errado no meu caderno.

Bullet journal 2024
Future log

Em seguida fiz o future log, que é onde registramos os eventos que vão acontecer durante o ano, como feriados, trabalhos (no meu caso né, que sou fotógrafa), aniversários, consultas médicas e coisas assim. Pra mim, fazer tudo assim em uma página é suficiente – antes fazia uma página para cada 6 meses mas sempre sobrava muito espaço.

Bullet journal 2024
Calendário menstrual e trackers anuais

A página seguinte é o calendário menstrual. Nesse ano, é a primeira vez que resolvi colocar um sinal para controlar cólicas e TPM também, vamos ver como vai funcionar… Porque meu ciclo tem estado bem caótico (já estou investigando com um médico, mas não é nada demais) e acho que esse controle maior vai ajudar a me entender melhor também.

Como essa é uma página que abro varias vezes por mês, já botei ali do lado os trackers anuais – assim eu sempre me lembro das coisas que preciso fazer durante o ano mas que não tem data definida.

Bullet journal 2024
Metas e 24 em 2024

Em seguida, fui para minha página de metas e conquistas. Sempre divido assim, entre metas pessoais, profissionais e conquistas (coisas que conquisto ao longo do ano mas que não estavam planejadas).

Do lado, minha ainda incompleta lista de 24 coisas para fazer em 2024 – atualmente já preenchi 17 itens, mas aceito sugestões! São coisas simples (ou nem tanto) e divertidas para fazer – por exemplo, pintar em uma tela pela 1ª vez, conhecer 3 cafeterias novas, etc.

Bullet journal 2024
Metas detalhadas

Aqui estão as metas mais detalhadas, como comentei. Confesso que esse foi meu maior arrependimento do bujo no quesito decoração: adorei o resultado, mas deu MUITO trabalho fazer essas listras coloridas hahahah

Bullet journal 2024
2024 em fotos

O ano em fotos já é uma página tradicional no meu bullet journal, e confesso que ano passado acabei não preenchendo ela. Mas adoro pegar as dos anos anteriores e relembrar um pouquinho dos destaques de cada mês.

Também errei ali em dezembro – todos os meses tem só 3 letras e ele está ‘dezem’, mas, é aquilo… não precisa ser perfeito, tá tudo bem, daqui há um tempo nem vou me lembrar mais disso.

Bullet journal 2024
Wishlist e quote anual

A última página do setup anual é o combo wishlist – que sempre separo entre coisas que quero e que preciso, pra tentar ser mais consciente na hora de comprar coisas novas – e o quote anual.

Para 2024, escolhi algo que encontrei no Pinterest: Resgatar meus sonhos como forma de declarar meu amor por mim mesma. Acho que tem muito a ver com meu momento de vida e com as escolhas que tenho feito, e gostei muito de como a página ficou lúdica e fofinha hahah

Bullet journal – janeiro de 2024

Você não precisa começar o bullet journal em janeiro, pode ser em qualquer momento do ano. Eu comecei por volta do dia 15, depois de voltar de viagem. Acabei me inspirando também pro tema de janeiro, que foi praia – já que comecei o ano viajando pra Bahia.

Escolhi fazer uma página pra playlist de férias também – sempre faço a playlist do mês, mas aqui foquei nas músicas que ouvimos no carro viajando e enquanto estávamos na praia também!

Eu amei o resultado e me diverti aprendendo a desenhar doodles relacionados a praia e verão.

Como você se organiza?

E esse é o meu bullet journal de 2024! Me contem nos comentários o que vocês acharam e se tiverem alguma dúvida sobre o método, estou à disposição para responder e conversar sobre!

Me contem também o que vocês usam pra se organizar – planner, agenda, aplicativos? Confesso que meu sonho é aprender a mexer no Notion e deixar ele todo bonitinho também, mas ainda tive muita paciência pra fuçar e aprender hahaha

Beijos e até mais!

Você também vai gostar

    Dezembro entre mares e morros
    Taking Stock #15 – Como assim faz mais de 1 ano?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comments

  • Esté

    Eu amei seu bullet, confesso que já tentei usar o bujo, mas nao me adaptei, sou mega perfeccionista, e um pouco preguiçosa, entao pra mim nao deu certo, mas amei suas páginas, muito lindas, funcionais e criativas.
    Esse ano resolvi comprar um planner de discos, e estou amando, até o momento nao deixei um dia sequer de usar o planner, e dá pra escolher exatamente as páginas que voce quer no seu planner, dessa forma eu consigo personalizar, mas sem depender 100% de mim, e ainda consigo trocar as folhas de lugar, e nao é datado o que também me dá liberdade de escrever somente quando eu quero mesmo.
    enfim, amei seu post <3
    um beijo

  • Uaba

    Muito lindo seu bujo, Laura! Passei muitos anos fazendo, mas hoje em dia tenho uma agenda normal porque minhas atividades ficaram super corridas e acabei perdendo esse “ritual”. Lendo seu post deu até saudade dos meus. Beijos 🙂