10 08 2015

Tudo sobre coletores menstruais

Coletor Me Luna Classic M Roxo

Coletor Meluna Classic M Roxo

Há mais ou menos um ano surgiu na minha timeline do facebook o texto “Como coletores menstruais estão mudando a vida das mulheres na África?” e desde então o assunto se tornou cada vez mais frequente entre as mulheres do meu convívio e aos poucos minha curiosidade por ele foi crescendo. Pesquisei muito sobre, mas as informações nunca me pareciam muito corretas, já que em cada site que entrava era dito algo diferente. Nem me lembro direito como, mas um belo dia esbarrei no grupo Coletores Brasil – menstrual cups e meus problemas acabaram, hahah… Bem, na verdade, na mesma época descobri que uma amiga usava o “copinho”, depois outra, algumas garotas da minha escola também, e foi se tornando algo mais próximo de mim. Com o grupo, consegui tirar todas as duvidas que me restavam e resolvi testar. Com isso, acabei aumentando a curiosidade de várias amigas que ficaram sabendo e até colegas da minha mãe vieram perguntar sobre a minha experiência… Como não tinha nenhum link bom (fora do facebook) para mandar, resolvi escrever meu próprio texto. Acho válido dizer que todas as informações desse post se baseiam na minha experiência e na de outras meninas do grupo do facebook, além de informações retiradas de sites de diversos fabricantes que linkarei mais pra frente nesse post. Quer saber mais sobre o copinho? Clique em “Leia mais” que é muita coisa!

Coletores


O que é um coletor menstrual?

O coletor é um “copinho” maleável feito de silicone medicinal ou TPE (material também medicinal) usado para substituir os absorventes. Ele é inserido no canal vaginal, onde coleta o sangue menstrual. O coletor pode ficar no canal vaginal por até 12 horas, existem diversos tamanhos e maleabilidades diferentes, tudo muito específico para cada mulher.

Existem inúmeras vantagens do coletor com relação aos absorventes internos e externos, mas vou listar algumas:

– O coletor, se devidamente usado e higienizado, pode durar até 10 anos, o que é extremamente econômico ($$) e ecológico se pensarmos em alguns cálculos que mostram que uma mulher gasta em torno de 10.000 absorventes durante sua vida. Os coletores também não são testados em animais, diferente dos absorventes.

– É mais saudável e higiênico, pois não possui produtos químicos como os absorventes, seu material é específico para o uso, não altera o PH da vagina e, como o sangue não entra em contato com o ar, não adquire odor.

– É mais confortável que os absorventes já que, além de não marcar roupas e provocar alergias e assaduras como absorventes externos, não absorve a umidade natural do canal vaginal como o OB, apenas coleta o sangue.

– Pode ser usado em todas as ocasiões: praia, piscina, esportes, malabarismos… podemos fazer o que quisermos com o coletor, sem medo dos famosos vazamentos.

Auto-conhecimento: Ok, essa parte é interessante. Os absorventes nos deixam com duas impressões erradas sobre nosso ciclo menstrual: a primeira, é de que o sangue fede. O sangue não possui cheiro algum, e não é “podre” como muitas mulheres dizem, o que o deixa com aquele odor que conhecemos é o contato com o ar e com os componentes químicos presentes nos absorventes. A segunda é com relação à intensidade do fluxo… Sempre achei que meu fluxo era MUITO intenso, mas na verdade o sangue se espalha nos absorventes, vaza e faz bagunça… e com o copinho, temos uma noção real da intensidade do fluxo. Entender estes dois fatores é importante para ter uma relação melhor com seu corpo, com seu ciclo, e diria inclusive que tem um papel importante para o empoderamento feminino.

Dobras - coletores menstruais

Dobras: C, Punch Down, Meio Diamante (links ensinando no final do post)

Como usar o coletor menstrual?

Bom, o primeiro passo é a esterilização: antes e depois de cada ciclo precisamos ferver o coletor. Isso pode ser feito em uma panela/caneca esmaltada (que vamos reservar só pra isso, né?) com água fervendo por 5 minutos ou em um pote de vidro (reservado também!) de tamanho suficiente pra água cobrir o coletor sem passar de 3/4 da sua capacidade, no microondas por aproximadamente 4 minutos. Feito isso, você só precisará fervê-lo novamente quando não for usar mais nesse mês. Durante o ciclo, na hora de esvaziar, o coletor é lavado normalmente com água corrente pura ou com sabão neutro.

Esterilização feita, é hora de inserir : existem diversas dobras, e cada mulher se adapta melhor com uma (Deixarei no final do post alguns links de vídeos que mostram alguns exemplos), mas basicamente você irá dobrar o coletor, colocá-lo no canal vaginal (não é como o OB: o coletor fica próximo à entrada do canal, enquanto o OB fica próximo ao colo do útero) e lá dentro o coletor irá se abrir e formar um “vácuo” que impede que ele saia ou que o sangue escorra pela parede do canal. Para ter certeza de que ele abriu, você pode “girar” ele ou passar o dedo próximo à sua borda.

Como já disse, o coletor pode ficar no canal vaginal por até 12 horas seguidas. Acredito que o ideal seja, nos primeiros ciclos, esvaziá-lo com menos tempo – por exemplo, de 6 em 6 horas – e, com o tempo, ir aumentando ou diminuindo este tempo de acordo com a necessidade. Para esvaziá-lo basta apertar o fundo (a bundinha) do coletor para retirar o vácuo e puxar. “Girá-lo” enquanto puxa costuma ajudar também, já que faz com que ele se dobre e saia mais facilmente. Daí, é só despejar o sangue (no vaso sanitário ou no ralo se estiver no banho), lavá-lo (água ou água+sabão neutro) e inserir novamente. É importante sempre se lembrar de lavar as mãos ao fazer isso.

Aah, e tem meninas – só quem não toma anticoncepcional!-  que usam o sangue coletado diluído em água para fertilizar suas plantinhas! Basta pesquisar um pouquinho pra ver alguns relatos, porque pelo visto o nosso sangue é cheio de nutrientes que as plantinhas adoram ❤

Tentei mostrar o modelo, que vem marcado no coletor no caso do Me Luna (Na foto, Classic)

Tentei mostrar o modelo, que vem marcado no coletor no caso do Me Luna (Na foto, Classic)

Como escolher meu coletor?

Alguns fatores devem ser levados em conta na hora de escolher o coletor: A altura do colo do útero, a força da musculatura pélvica e a intensidade do fluxo são alguns deles. Mas como saber disso tudo?

A altura do colo do útero pode ser medida por você mesma: basta inserir, durante o período menstrual, o dedo médio no canal vaginal e procurar por uma parte arredondada, firme e com um “furinho” no meio (algumas meninas dizem que a textura parece a ponta do nariz). Caso queira, aqui tem uma foto de um colo do útero que ajuda a ter uma noção do que se está procurando.  Se seu colo for baixo, você não precisará inserir muito o dedo para encontrá-lo. Se for médio, irá inserir metade do dedo ou um pouco mais. Se for alto você pode inserir todo o dedo e tocar só a sua pontinha, ou nem mesmo conseguir tocar. Caso sinta dificuldade, você também pode perguntar ao seu ginecologista. Para descobrir a força da musculatura pélvica existem alguns testes, como este.

De acordo com estes fatores, você irá escolher entre coletores mais ou menos rígidos, P, M ou G (algumas marcas possuem versões menores que o P/maiores que o G). Também há marcas que tem versões “short”, mais curtos para quem tem o colo baixo.

Algumas marcas tem uma divisão mais simples: nesse caso, o tamanho do coletor leva em consideração se você tem mais ou menos de 30 anos e se tem filhos ou não. Estas marcas possuem apenas 2 variações de tamanho que costumam atender à maioria das mulheres, mas não são bons para casos mais específicos como o colo do útero baixo ou musculatura muito fraca/muito forte. Neste caso, a escolha será entre uma maior e mais rígido ou menor e menos rígido.

_DSC0326

Comparando com o tamanho de uma tampa de caneta bic comum, porque… Todo mundo tem uma dessas pra ter noção, não é?

Quem é virgem pode usar? Há alguma contra-indicação?

Bom, é importante ressaltar que o hímen não é um indicador de virgindade, como dizem por aí. Tanto uma garota pode romper o hímen ao andar de bicicleta, cair, espirrar ou algo assim quanto ela pode ter inúmeras relações sexuais e seu hímen não se romper (Há casos inclusive de garotas que já nascem sem o hímen). Uma garota é virgem até que tenha sua primeira relação sexual, e, como dito, isso não tem relação nenhuma com o hímen. O coletor pode sim ser usado por garotas virgens e há possibilidades de que ele rompa o hímen. É importante apenas que isso seja conversado, se a garota não se importar com o rompimento do hímen não há problema algum.

Aaah, e o coletor não deve ser usado no período pós-parto.

Saquinho

Coletor escondido! Hahah… Acho esse saquinho um amor! aah, o coletor tem que ser guardado em lugar arejado, por isso o saquinho de pano!

Onde comprar coletores? Quais marcas são confiáveis? E quais são os preços?

Infelizmente no Brasil o coletor não é vendido em farmácias ainda, como acontece em outros países. Temos que levar em conta que é um produto que dura muito e ainda pouco conhecido no país, sem contar nos muitos tabus envolvidos, não é? Então acredito que não seja muito produtivo para as farmácias por isso… Mas podemos comprar nas lojas das próprias marcas, que vou dizer aqui embaixo, e em outras lojinhas especializadas em produtos para mulheres, produtos ecológicos e outros (no fim do post indico duas!)

Há atualmente muitas marcas disponíveis no mercado e que entregam no Brasil, como podemos ver nessa tabela, e você pode encontrar revendedoras na sua cidade através deste mapa ou comprar através de alguns sites que já já eu passo pra vocês. Os preços variam na faixa de R$75,00 a R$150,00.

Temos uma marca nacional, a Inciclo, que tem dois tamanhos diferentes (A para mulheres com mais de 3o anos e/ou filhos, B para as com menos de 30 e/ou sem filhos). Todos os coletores da marca são transparentes e as meninas do grupo não indicam para quem tem o colo do útero baixo. O preço atual dos coletores é de R$79,00 na loja virtual.

Outras marcas bastante conhecidas são a Me Luna, uma marca Alemã, e a Holy Cup. Na verdade, as duas marcas vendem o mesmo coletor, a fábrica é a mesma e o que muda é só o nome… Ambos tem três opções de maleabilidade: Soft/Mature, que é mais maleável, Classic/Original, que é o meio termo, e Sport/Extreme, mais rígido. A Holy Cup tem tamanhos P, M e G e a Me Luna tem, além desses três, o GG e uma opção “shorty”, para quem tem colo do útero baixo. As duas marcas apresentam diversas opções de cores. O preço atual no site do Me Luna Brasil é de R$75,00 e há outras lojas online que vendem a marca. Já o preço do Holy Cup é R$77,00 no site.

É importante tomar muito cuidado com marcas de coletores chineses, pois em alguns sites como o AliExpress e Ebay estes são vendidos a preços muito baixos, porém não tem certificação e nem mesmo dizem de qual material é feito o coletor. Algumas pessoas já fizeram analises e comprovaram que algumas marcas chinesas vendem coletores feitos de silicone industrial, borracha e alguns tem metais pesados na sua composição – o que é, a longo prazo, extremamente prejudicial à saúde.

Links uteis:

* Outras lojas que revendem coletores: 

Vai de Copinho (Inciclo, Me Luna, Yuuki, Fleurcup)

Luartemísia — Onde eu comprei o meu! (Me Luna)

Copinho das divas (Inciclo, Me Luna e Fleurcup)

 

Videos:

– Jout Jout – Vai de copinho : Nossa diva Jout Jout falando um pouquinho sobre o coletor 🙂 ❤

My Click Tip: Vídeos sobre o coletor, comparações de marcas, dicas, dobras;

Prímula produtos Eco-Femininos: Vários vídeos sobre o coletor, comparação entre marcas, como cortar as hastes/argolas;

 

Bom pessoal, espero que eu tenha conseguido tirar todas as suas dúvidas sobre o copinho… Minha experiência com ele está só começando, mas já é amor eterno: No primeiro ciclo viajei com ele, dancei forró por 4 horas seguidas, dormi… Não senti nenhum desconforto e não tive nenhum problema com vazamentos nem nada. Caso ainda tenha faltado alguma informação pode deixar a pergunta aqui nos comentários que eu tento responder, e se não conseguir peço um help pras mocinhas do grupo! Aaah, e super recomendo que vocês participem também ( o link tá lá no comecinho do post!), já que as meninas do grupo são super dispostas a ajudar e tirar duvidas.

Beijos!

25 Comentários

25 Comentários em "Tudo sobre coletores menstruais"

  1. Larissa disse:

    A melhor coisa que me aconteceu na vida foi ENFIM ter comprado um coletor <3 eu também achava que tinha o fluxo bem intenso mas depois descobri que nem tinha, o ob mentia pra mim u_u ahsias seu post ta tão explicadinho e tão informativo que sempre que alguém me perguntar vou mandar ele! haha
    Bjuuu

    [Reply]

    Laura Reply:

    Hahah, toca aí que a vida com copinho é muito mais linda mesmo o/
    Ou, fico MUUUUITO feliz que tenha gostado… Acho ótimo conseguir ajudar a galera que não conhece direito ainda *-*
    Beijos, Lari!

    [Reply]

  2. Débora disse:

    Faz um tempo que me colocaram em um grupo sobre os coletores, na verdade, foi no mesmo período sobre a mudança que os mesmo vem fazendo na África. Acompanho as perguntas e li tem um tempo um post da Gigi informando sobre como escolher, uso e os benefícios, mas por não ter ninguém próximo a mim utilizando fico com um pouco de receio. Mas com o seu post, vou comprar e torcer para me adaptar.

    Clichê de Escritora

    [Reply]

    Laura Reply:

    Nossa Débora, legal saber que você acompanha e que o post te deu uma certa confiança… Fico muito feliz, de verdade!
    Ó, se quiser conversar melhor sobre, só chamar lá no face ou no grupo do 6 on 6, ok?
    Beeijos! :*

    [Reply]

  3. Oie!
    Achei super interessante seu post, muito bem explicadinho.
    Eu admito que não sei se usaria não, mas adorei conhecer as vantagens e o que é

    [Reply]

    Laura Reply:

    Fico feliz que tenha gostado!
    Acho que é algo que vale a pena pensar direitinho…
    Beijos!

    [Reply]

  4. Alice Coelho disse:

    Muuuito bom, gostei da explicação. Tenho vontade de comprar já faz um tempo, mas ainda não me aventurei nisso, acho que preciso arriscar.
    Gostei bastante do post

    Beijos!
    http://www.alicecoelho.com.br

    [Reply]

    Laura Reply:

    Fico feliz que tenha gostado, moça!
    Acho que é algo que vale a pena sim olhar direitinho, são muitas vantagens…
    Beijos!

    [Reply]

  5. Pâmela Teles disse:

    Gosto da ideia, já procurei sobre a fim de adquirir um mas o preço me desanimou um pouquinho maaas, os absorventes ecológicos (desses que você lava e tals) virou minha paixãozinha no momento, estou curtindo. É “trabalhoso” perto de um comum, já que tem que lavar, deixar de molho e tals, mas é um resíduo a mesmo que estou produzindo e algo que me “permite respiras”, sabe?? Mas ainda quero testar esse copinho, só leio elogios dele 😀

    [Reply]

    Laura Reply:

    Hahah, o preço se você pensar que não vai precisar comprar outro por 10 anos fica lindo…
    Acho legal a ideia dos absorventes ecológicos também, mas são muito trabalhosos e como fico 12 horas fora de casa uma parte da semana, tenho um medinho hahah… mas to bem feliz com o coletor
    Se experimentar vem me contar o que achou!

    [Reply]

  6. Leila Cardoso disse:

    Quero começar dizendo que eu não tinha nenhum conhecimento da existência do coletor, sério mesmo!
    Mas, ao termino da leitura desse post, me sinto muito bem instruída. Suas vantagens, como você colocou, que por sinal muito bem explicado, causou-me uma certa curiosidade de experimentar. Principalmente porque você assegurou que não causa odor, só por isso já deve ser massa!
    Acredito que a falta de informação sobre o produto esteja atrelado ao sistema capitalista, porque não é bom para a industria de absorventes que esse coletor seja propagado e conhecido…
    Mas, olha, gostei de muito de conhecer!

    [Reply]

    Laura Nolasco Reply:

    @Leila Cardoso, Fico muuuito feliz de ler isso Leila, de verdade!
    É exatamente isso… A industria de absorventes lucra MUITO com a quantidade de absor ventes vendidos, então algi que diminui tanto esse número é super prejudicial pra eles!
    Fico feliz, obrigada!
    Beijos!

    [Reply]

  7. Mariana Ribeiro disse:

    Qual a Altura do seu colo? Quero um Me luna M, mas meu colo é baixo e meu fluxo moderado

    [Reply]

    Laura Nolasco Reply:

    @Mariana Ribeiro, Oi Mari!
    Então, se seu colo é baixo e ciclo moderado, acho que o P seria suficiente, viu? Meu colo é médio para alto, e meu ciclo BEM intenso… o M super dá conta do recado pra mim!
    Beijos!

    [Reply]

  8. Eu ja tinha visto algumas fotos desse tal de coletor menstrual, e nossa fiquei besta de como ele pode fazer bem para a mulher 😮
    só que achei um pouco nojento ainda a parte de pega o sangue (não pega sei la), enfim, quem sabe que com o tempo eu me acostume com a ideia
    beijos

    [Reply]

    Laura Nolasco Reply:

    @graziela karina gomes rosa, Moça, não tem nada de nojento não!
    É seu sangue, não tem nada de errado com ele sabe? No absorvente ele realmente parece nojento, mas no coletor é a mesma coisa que quando você corta o dedo: vermelhinho, sem cheiro, você consegue perceber a textura dele… Não tem nada de nojento!
    Beijos!

    [Reply]

  9. Eu adorei o post, super esclarecedor, quero muito comprar um copinho. Tenho um pouco de receio se realmente não vaza, mas acredito que não, pois li varios relatos e nenhuma mulher disse que vazava, ou incomodava. Depois de ler, vou com certeza comprar

    [Reply]

    Laura Nolasco Reply:

    @Mari Bitencourt, fico feliz que tenha gostado!
    Olha, no começo pode demorar 1 ou 2 ciclos pra você aprender a colocar sem vazar, mas aí é só usar com o absorvente no início se você ficar muito insegura… Depois que aprende, não vaza nada nem dá pra sentir, é ótimo!
    Beijos!

    [Reply]

  10. Parabéns pelo post informativo… Precisamos mesmo divulgar essa maravilha de copinho ♥. Aproveitando pra dizer que revendo os copinhos da MeLuna, e em breve estaremos vendendo tbm a irmazinha do MeLuna chamada Silja. Passa lá na page http://www.facebook.com/ciclosaudavel e saiba mais. Bjocas…

    [Reply]

  11. Estranho um cara vir aqui e comentar, né? Mas, vamos lá: uma amiga que mora bem distante queria um coletor de presente, inclusive ela já havia escolhido a marca (Holy Cup). Ela nunca usou. E graças a Deus que eu achei você antes de mandar o presente para ela. Afinal de contas, eu conheço pouco sobre a fisiologia dela. rs

    Percebi que não vai dar pra fazer surpresa, pois vou precisar saber detalhes que eu nem consideraria se eu não achasse você.

    Ótimo conteúdo!
    Thanks!

    [Reply]

  12. Renata Martinoni disse:

    Laura, adorei sua página, muito esclarecedora. Ainda não comecei usar e ainda estou com dúvida. Referente ao tônus muscular, pra mim não ficou tão claro. No meu caso, tenho controle do map, posso relaxar ou contrair quando quero e por longo período. Mas já sou mãe e mais de 30. Ou seja, o coletor tem que ser o mais rígido? É isso?
    Obrigada pela ajuda.

    [Reply]

    Laura Reply:

    Renata, se você tem controle o melhor seria o mais rígido mesmo!
    Beijos!

    [Reply]