receitas

13 de janeiro de 2016

Coco e chocolate

Já começo esse post pedindo desculpas pela lerdeza: Esse é um post de receita sem fotos da receita pronta, porque eu simplesmente me esqueci. A foto que vai ficar de início e fim desse post foi feita antes de colocar a calda de chocolate, mas já aviso que a textura/aparência ficam bem diferentes e, convenhamos, mais bonitas depois. A calda deixa o creme bem mais lisinho e brilhante  e no final (depois de gelado) gosto de ainda polvilhar um pouquinho de coco e chocolate.

Já faz um tempo que quero trazer algumas receitas aqui pro blog porque apesar de não ser uma grande cozinheira, curto bastante me aventurar principalmente nos doces. Não estou 100% satisfeita com o formato desse post e acho que isso ainda vai mudar bastante por aqui nas próximas receitas, mas pra uma primeira tentativa até que está bom. A falta de tripé dificultou bastante as coisas mas agora esse é um problema resolvido e ainda quero arrumar um fundo melhor para as fotos, mas não tenho muitas ideias ainda. Aceito sugestões, ok?

É a segunda vez que faço essa receita e faz tanto tempo que já nem me lembro bem onde a encontrei. Dessa vez fiz para o almoço de natal da minha família e adaptei ela para chocolate branco porque minha tia avó não gosta de chocolate preto. Achei ela bem gostosa assim também, mas caso prefira o chocolate comum explico lá embaixo duas opções de como fazer com ele. Chega de enrolação e vamos à receita!

Ingredientes

Ingredientes – Creme de Coco

  • 1 Litro de Leite integral (+/- 4 copos)
  • 4 colheres (sopa) de amido de milho
  • 2 ovos inteiros
  • 1 Lata de leite condensado
  • 2 pacotes de coco ralado (ou seja, 200g )

Passos - Creme
Passo a Passo – Creme

Como vocês podem ver pela imagem, são muitos passos muito complexos…

Basta colocar todos os ingredientes no liquidificador, bater até ficar homogêneo, levar ao fogo baixo e mexer até engrossar! A única preocupação é realmente não parar de mexer e quando engrossa é bem visível e fica até mais “pesado” pra mexer. Aah, e vale tomar cuidado: dependendo do tamanho do liquidificador é necessário “dividir” a mistura antes de bater pra não fazer bagunça (heheh… quem esqueci disso?) Aí é só deixar esfriar um pouquinho, colocar em uma vasilha (grande!) e começar a segunda parte.

Uma adaptação minha: Ao invés de colocar os 2 pacotes de coco no liquidificador, coloco só um e adiciono o outro na hora de levar ao fogo, porque assim fica com a textura do coco ralado que eu adoro!

Cobertura

Ingredientes – Ganache de Chocolate

    • 1 lata de creme de leite
    • 120g de chocolate branco ou ao leite picado ou 7 colheres de chocolate em pó+2 colheres de manteiga

Derrete

Passo a passo – Ganache

Mais um passo muito simples: é só colocar o creme de leite na panela em fogo baixo e mexer sem parar… quando já estiver quase fervendo jogar os pedaços de chocolate que irão derreter facilmente e continuar mexendo até engrossar. Se você optar por usar o chocolate em pó com manteiga pode colocar tudo de uma vez e mexer até engrossar… Depois, só esperar esfriar um pouquinho e jogar por cima da outra parte e levar pra geladeira por 12 horas.

Como eu já disse, esqueci de fotografar o resultado final, mas como fiz com chocolate branco ficou tudo muito branco, então ralei chocolate preto e joguei por cima junto com um pouquinho de coco ralado!

Creme de Coco com chocolate
(Foto falida de quando estava só o creme de coco ainda… Mas imagina aí que tem uma calda de chocolate deliciosa por cima, ok? Ok!)  É isso! Fiquei imaginando que pra quem não gosta de doce fazer com chocolate meio amargo deve ficar bom também, mas como a parte do coco não tem quase nada de açúcar precisa testar…

É isso! Já conheciam essa receita? Ficaram com vontade de fazer? Me contem! Aah, e se fizerem podem arranjar um jeito de me mostrar, ok?

Não esqueçam de me contar também o que acharam de eu  trazer receitas aqui pro blog e se quiserem sugerir alguma, fiquem à vontade! Beijos!

 

 

Você também vai gostar

    Bolinhos de chuva
    Já que precisamos ficar em casa… bolinhos de chuva!
    Sobremesa de inverno: Torta de maçã

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 Comments