receitas

30 de março de 2020

Alguém algum dia me contou que os bolinhos de chuva têm esse nome porque as mães e avós faziam quando estava chovendo e as crianças não podiam brincar lá fora. Se é verdade ou não, não sei… mas duvido que haja alguém que não tenha uma memória afetiva gostosa com esses bolinhos.

Bolinhos de chuva

Pra mim eles tem cara de tarde de domingo chuvoso, quando a tia Ná vai sozinha pra cozinha e minutos depois ressurge com uma bacia de bolinhos. Ou de quando tá todo mundo curtindo preguiça no sítio e a Mariinha surge também com uma bacia deles “pra tomar um cafézinho”.

Nesse período de isolamento, relembrei dessa história do nome e deu aquela vontade de fazer. Bolinhos pra nos consolar, já que não podemos brincar lá fora. Eles são super fáceis de fazer e tem ingredientes que a gente realmente costuma sempre ter em casa. Vamos aprender?

Receita de bolinhos de chuva

Peguei a receita que vi no O Chef e a Chata e dei umas pequenas adaptadas, comparando com outras receitas que achei na internet.

Ingredientes

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 5 colheres de sopa de açúcar
  • 1 ovo
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • Entre 120 e 150mL de leite
  • Óleo pra fritar
  • Açúcar e canela para “rolar” os bolinhos

Modo de fazer

Ingredientes bolinho de chuva

Fazer os bolinhos de chuva é realmente fácil, olha só:

  • Misture a farinha, o açúcar e o fermento em uma bacia – eu, como boa fã de canela que sou, coloquei uma pitadinha na massa também;
  • Acrescente o ovo e misture (quebre ele em um potinho separado pra caso esteja estragado, ok?);
  • Por fim, vá colocando o leite aos poucos e misturando. A massa precisa ficar molinha o suficiente pra você conseguir “pingar” da colher, mas não pode ficar muito líquida também… Coloque leite até perceber que a massa ficou um pouquinho mais dura que uma massa de bolo;
Massa de bolinhos de chuva
  • Esquente o óleo para fritar – precisa ser o suficiente pros bolinhos boiarem. Por aqui, usei uma panela pequenininha pra não gastar tanto.;
  • Agora é hora de fritar! Pegue a massa com uma colher de sopa e “pingue” no óleo quente com a ajuda de uma outra colher. Pra ajudar a não ficar grudando tanto, você pode molhar as colheres em óleo também 😉

(O ideal é fazer bolinhas, mas pelos vídeos que vi parece que não é tão fácil quanto as avós fazem parecer… então tá tudo bem se o seu sair tipo o meu: aliens de chuva, cisnes de chuva, sapos atropelados de chuva… a brincadeira também pode ser identificar que forma é aquela 😅)

Por fim, é só rolar seus bolinhos no açúcar com canela (e servir numa bacia, pra seguir a tradição hahah)

Bolinhos de chuva

Super fácil, né? Confesso que só estava com medo da parte de fritar – eu sou a pessoa que morre de medo até de fritar ovo – mas deu tudo certo e achei muito tranquilo.

Agora me contem vocês: como tem passado por essa quarentena? Por aqui estamos tentando variar nas receitas pra não enjoar de nada muito rápido e acabo usando isso como uma distração também.

E vocês, já testaram alguma comidinha nova esses dias? Mandem receitas! Hahahah

Bolinho de chuva

Fiquem bem e se cuidem, viu? Logo logo tudo isso passa e poderemos ficar perto de quem a gente ama de novo ❤️

Você também vai gostar

    Sobremesa de inverno: Torta de maçã
    {Receita} Torta mousse de chocolate com morango

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 Comments

  • Samara Silva

    Gostei bastante do artigo de hoje, sempre estou aqui acompanhando seu blog. Tenho aprendido muitas coisas legais aqui e te agradeço por compartilhar…

    Beijos 😘.

  • K.

    eu AMO bolinho de chuva, me dá uma nostalgia muito gostosa da infância. já tá na minha listinha de coisas para fazer nos próximos dias por conta do seu post, haha ♥

  • Andrea

    Eu nunca comi bolinho de chuva na infância, mas também tenho uma memória afetiva com esse doce 🙂 Quando fazia intercâmbio, morei por um tempo com uma brasileira, ela sempre comentava que estava com vontade de comer bolinho de chuva e eu sempre respondia que nunca tinha comido e nem era tão comum na minha cidade natal (Teresina/PI). Certo dia, tinha ido tomar banho e, quando volto ao meu quarto, tem uma vasilha cheia de bolinhos de chuva. Fiquei confusa, pensando “será que ela veio pegar alguma coisa no meu quarto e esqueceu??”. Quando ela viu que eu tinha saído, disse que tinha feito alguns e queria dividir comigo, pra eu comer pela primeira vez! Achei tão sensível da parte dela, e adorei os bolinhos de chuva também.
    Nessa quarentena eu já fiz algumas receitas. Semana passada fiz cookies e ontem fiz pão, pela primeira vez!! Hahaha. Foi divertido, acho que, por um momento, esqueci o que o mundo está passando e estava preocupada apenas em como meus pães iriam sair.

  • Samara brito

    Meninas, essa receita é uma delícia mesmo, hoje fiz essa receita na casa da minha mãe e todo mundo gostou.. obrigado por compartilhar essa receita…