Se você já me acompanha por aqui ou pelo Instagram há mais tempo, com certeza já pensou no bullet journal quando leu esse título. Mas a verdade é que o BuJo é só uma das ferramentas que uso pra me organizar, e hoje vim falar um pouco mais sobre isso.
Organização e planejamento são assuntos que gosto muito, e fiquei muito empolgada quando vi que esse era o tema 2 do 52 weeks. Já vou adiantando que nem sempre fui adepta ao planejamento, às agendas e coisas do tipo, mas depois que viraram hábito pra mim, percebi que me ajudam muito a fazer tudo que preciso e tirar planos do papel.
Também acho válido comentar que sempre adapto esses métodos e faço tudo se encaixar melhor pro meu dia a dia.
Bom, divido minha organização em duas partes: “vida pessoal” e trabalho. Vou explicar um pouco melhor cada uma delas.
Já falei muito sobre o meu bullet journal de 2020 por aqui, e não mudou muita coisa desde então. Basicamente, organizo minha rotina fazendo páginas mensais e semanais.
Nas mensais, registro meus compromissos e metas do mês, aniversários de amigos, feriados e outras datas importantes. Nas semanais, faço listas de tarefas pra cada dia.
Nessas listas gosto de ser bem específica e coloco mesmo coisas rapidinhas mas que não posso ou não quero deixar de fazer. Também sempre pego pelo menos uma coisa relacionada às metas mensais e encaixo no planejamento das minhas semanas.
Mesmo com a quarentena reduzindo os compromissos (e, no meu caso, cancelando as aulas), tenho mantido bastante disso e tentado adiantar projetos, aprender coisas novas e organizar isso. Acabo me sentindo melhor assim, fazendo coisas e tirando o foco desse momento caótico que vivemos.
As coisas da faculdade entram aqui também, e as do blog e do meu trabalho como fotógrafa. Basicamente, tudo que faço quando não estou no estágio, porque assim fica fácil visualizar tudo que tenho pra fazer no tempo que tenho disponível e definir prioridades.
Como tenho um horário definido para o trabalho no estágio e como faço muitas coisas por lá, acabei preferindo separar a organização. Para isso, uso o Google Agenda e, principalmente, o Asana.
No Asana, criei quadros coloridos pra cada tipo de tarefa que faço (por exemplo, “textos para revisar”), e aí vou adicionando uma tarefa para cada texto. Dessa forma, quando olho meu calendário fica tudo coloridinho e fácil de visualizar, entender em que etapa do processo cada texto está, quais são minhas prioridades da semana.
Um extra do Asana é que ele é todo bonitinho e tem atalhos que fazem aparecer gatos na tela. Ele também faz desenhos fofinhos (tipo uma baleia com um arco-íris) passarem voando pela tela as vezes quando concluímos uma tarefa.
Ok, isso não é nenhuma vantagem pra organização, mas quem não fica muito feliz e motivado com gatinhos e baleias-ou-unicórnios-ou-gatos-ou-iétis voadores de repente?
No Google Agenda ficam marcados os compromissos como reuniões, datas comemorativas e coisas do tipo. E, como boa amante do analógico que sou, também tenho um caderninho pra detalhar melhor algumas tarefas, anotar coisas que aprendo ou que preciso estudar, lembretes rápidos e coisas assim.
É basicamente assim que organizo minha rotina! Tenho feito assim desde o final do ano passado e funciona super bem pra mim, mas passei por muitas adaptações pra chegar nesse formato.
E vocês, quais ferramentas usam pra organizar suas rotinas? Me contem aqui nos comentários!
Romulo Cruz
Essa quarentena muda a rotina msm. Mas tudo vai passar e nós vamos organizar nossas rotinas melhor ainda. 🙂
K.
desde que comentou sobre os gatinhos no asana eu tô com vontade de testar essa plataforma, HAHAHAH adorei o post, acho muito útil unir o melhor do analógico com o mundo digital pra criar uma rotina que funciona pra gente ♥
Laura
@K., Hahahah o Asana é amor!! Acho mto parecido com o trello mas com o plus de coisinhas fofinhas hahahah ♥
Natalia
Eu me organizo no bom e velho papel hahaha tenho o planner semanal, o mensal e o habit tracker somente. Tentei diversos aplicativos mas não me adaptei a nenhum não sei por que.
Laura
@Natalia, hahahah por muito tempo fui assim também, e não abro mão do papel! Só fui acostumar com os apps qdo passei a ter agendas conjuntas com a equipe do trabalho neles 😉
Rafaela Ribeiro
Eu amo um planner organizadinho e colorido! ♥
Laura
@Rafaela Ribeiro, Aaah, é tudo de bom né? ♥
Bárbara
Acho lindoooo que tem toda essa organização analógica e digital, caderninhos e bullet journals, e até tentei ter um, mas não foi pra frente. Pra mim colocar as coisas no google agenda já resolve, e acredite se quiser, eu simplesmente “anoto” as coisas mentalmente, então sei que amanhã tem que fazer tal coisa, na quinta outra coisa, e assim vou indo…
Laura
@Bárbara, Hahahah, eu nunca soube lidar bem com o agenda por não conseguir dar “check” nas coisas lá kkkk
Eu também “anotava” tudo mentalmente, mas chegou um momento q isso começou a me deixar mega ansiosa, aí o bujo foi ótimo <3
Mas é isso né, é ótimo ter várias opções e encontrar o que funciona melhor pra gente <3
Alê
Minha ferramenta é analógica, o famoso bujo. Mas nem sei se uso do jeito correto e direto esqueço de anotar as coisas lá hahahhah Ou seja, funciona de modo meio caótico por aqui.