Eu tava tão bonitinha atualizando o blog pelo menos uma vez por mês desde o começo do ano que confesso que fiquei decepcionada comigo mesma por ter sumido em outubro e novembro. Mas, como diria Nuno Ramos, fooquedeu — afinal, é assim que 2020 tem funcionado, né?
Nesses últimos meses rolou coisa pra caramba por aqui. Começando pelo cansaço extremo com a pandemia e isolamento, já que aqui seguimos trabalhando de casa e saindo só pro supermercado (ou pro sítio, onde a família do João tá isolada no mesmo esquema também).
Mas, tirando isso, muita coisa legal aconteceu, e resolvi contar um pouquinho por aqui. Tava pensando esses dias e em fevereiro do ano que vem o blog completa 10 anos, e não tem nada que eu ame mais que ter tantos momentos especiais registrados por aqui ♥
Vem conferir um pouquinho do que rolou por aqui nos últimos meses:
Desde que comprei minha câmera nova em janeiro, eu não tinha feito nenhum ensaio. No começo do ano começaram as chuvas bizarras e BH alagou mil vezes, depois veio carnaval e, por fim, a pandemia. Eu tava DOIDA pra ver a câmera em ação de verdade.
A oportunidade surgiu com a Débora e o Brunão, amigos lá do sítio, grávidos. Fiz dois ensaios da Débora: um sozinha, que passamos mais tempo andando pelo sítio, mas não pudemos aproveitar tanto a cachoeira porque ainda tava muito frio, e um com o Brunão, quando já tava mais calor e fiz umas fotos maravilhosas na cachoeira.
Fiquei MUITO feliz com o resultado das fotos, só não vou postar as do segundo ensaio por aqui por serem um pouco mais intimas. Se quiser acompanhar um pouquinho mais do meu trabalho, é só seguir lá no @lnolascofotografia ♥
Com a pandemia, as aulas da UFMG ficaram suspensas entre março e agosto, depois voltaram, foram até a primeira semana de novembro… aí teve férias em novembro e voltaram de novo na semana passada pra começar o segundo semestre.
Aquele delicioso caos que é a universidade pública, né? Mas, de forma geral, tô achando bem interessante o ensino remoto — tá funcionando bem melhor do que eu esperava.
No semestre passado peguei uma matéria de literatura que eu morria de medo — Literatura Brasileira I — porque eu odeio estudar literatura (#TeamLinguistica). Mas o professor focou muito no tema da escravidão na literatura e acabei gostando bastante dos livros que lemos pra disciplina, que foram:
Coloquei os links da Amazon e a dica legal é que Úrsula e Memórias Póstumas estão de graça nas edições da Prazer de Ler (se acabar a promoção, eles continuam custando só 2 reais!). Meu favorito foi Fantina, por ser mais ousado e falar sobre exploração sexual de uma forma interessante.
Mas a história da Maria Firmina dos Reis, autora de Úrsula, me impressionou muito também e me fez gostar mais do livro — ela foi a primeira romancista negra do Brasil, criou a primeira escola mista do país e teve várias outras conquistas interessantes.
Eu sempre tive muita vontade de fotografar um parto normal. Há uns 3 anos atrás tive uma oportunidade, mas a neném nasceu num parto tão rápido que a mãe quase não teve tempo de chegar no hospital.
Aí a Débora e o Brunão me chamaram pra fotografar o parto da Iara, que seria na casa deles. Topei e, na madrugada do dia 27/10, peguei um Uber e fui pra casa deles quando o trabalho de parto começou.
Passei várias horas lá com eles, mas no final das contas eles precisaram ir pro hospital, porque foram mais de 24 horas em trabalho de parto e já estavam todos muito cansados.
Por conta da pandemia, não fui junto pra acompanhar o parto, mas não deixou de ser uma experiência incrível. E deu tudo certo, apesar de irem pro hospital, a Iara chegou em um parto natural e super tranquilo e é muito fofucha e pequetitica e calminha ♥
Faz um tempo que eu não tava satisfeita com a edição das minhas fotos, e no mês passado aproveitei as férias da faculdade pra fazer uma mentoria de edição com a @Carolzisse.
Ela é uma fotógrafa incrível aqui de BH que estuda comigo na Letras e foi muito legal aprender com ela. Fez MUUUUUITA diferença pra mim e tô me sentindo muito mais segura pra editar as fotos.
Ok, é aqui que eu percebo que o post tá meio fora de ordem, mas é isso aí mesmo.
Quando comprei minha câmera nova, fiquei meio limitada porque não tinha uma lente mais aberta pra fotografar eventos, só a 50mm 1.8. Tava vigiando algumas opções pra comprar mas achei que ia demorar bastante.
Com a pandemia, reduzi meu principal gasto (com passagem pra faculdade), então consegui juntar uma graninha e um dia achei uma super promoção no site da Canon e… comprei uma 17-40mm F/4L!
Usei nas fotos do ~quase~ parto e foi incrível! Ainda não é a lente dos sonhos (prefiro as fixas & mais claras) mas já me permite fazer muita coisa. Tô aproveitando também pra fazer algumas experimentações com uma grande-angular de verdade, que eu nunca tinha usado. Ainda não me acertei com isso, mas tá divertido tentar.
No trabalho, fizemos um amigo oculto (à distância, pedimos comida pra entregar na casa de quem a gente tirou hahahah) e uma dinâmica de sortear alguém pra elogiar.
O mais legal foi que, nas duas situações, as pessoas usaram as palavras “criativa” e “artística” pra me descrever. É algo simples, mas que me deixou muito feliz também!
Bom, isso é um resuminho de tudo que aconteceu por aqui nos últimos meses. Estou começando a planejar meu bullet journal pra 2021 e em breve devo trazer algo sobre ele pra cá ♥ Agora me contem: como tem sido os dias por aí?
Ava
Oi Laura, tudo bem?
Aconteceu muita coisa nesse tempo que você ficou um pouco longe, mas muita coisa bacana! Eu acompanhei o parto da minha cunhada, e é um momento magico, apesar da loucura.
Que seu fim de ano seja muito bom.
bjus
AVA
https://apenasava.com/
Laura
Oie! Que incrível! Um dia ainda consigo acompanhar e fotografar um! Hahahahah
Samara Silva
Gostei bastante do artigo, muito bom mesmo! Estou amando ler seus artigos e compartilhar com os amigos!
K.
mas gente, vai completar 10 anos de blog, quanto tempo ♥♥♥ já quero ver seu bujo pra 2021. e ébem isso mesmo a vida: a gente tá fazendo o que é possível, só o que nos resta nesses tempos malucos. parabéns pela aquisição da 17-40 <333
Laura
Simmm, 10 anos!
O próximo post já vai ser meu bujo… só tomar a coragem de passar as fotos pro PC e editar aqui hahahah
Beijos!