04 08 2017

Como aprender fotografia na Internet

Como aprender fotografia na Internet

Outro dia eu estava passando tempo nesse mundo louco chamado Internet e caí em algum vídeo ou texto, nem sei exatamente, que dizia que “se você sabe pouco, você já sabe mais que alguém“. Essa frase me deu um susto porque eu sou super auto exigente e nunca consigo pensar em ensinar algo que eu não saiba muito. Essa é uma das minhas eternas brigas com o blog, inclusive: vivem me pedindo posts sobre fotografia, tutoriais e coisas do tipo. Todo mundo amou meu vídeo com dicas de fotografia. Mas eu sinto que não sei o suficiente pra fazer mais posts.

Até hoje nunca tive oportunidade de fazer um curso presencial de fotografia. Grande parte da minha insegurança pra falar sobre por aqui e pra me afirmar como fotógrafa vem daí. Mas vamos lá: com 14 anos de idade comecei a me interessar por fotografia. Desde então é difícil lembrar de um único dia que eu não tenha assistido vídeos, lido sobre, estudado, fotografado. 5 anos já se passaram desde que decidi que queria aprender fotografia. Já foram muitos cursos online gratuitos, centenas de workshops, vários PDFs ~clandestinos~, alguns livros, milhares de posts e vídeos sobre fotografia, sobre composição, sobre luz, sobre edição, sobre tudo que pode ser relacionado a esse meio. Isso sem contar nos muitos ensaios e eventos e nos grupos de Facebook que super ajudam a trocar experiência com outros fotógrafos.

Eu definitivamente sei o suficiente pra compartilhar um pouquinho com vocês – e, claro, trocar experiências e aprender com vocês também. Nunca vou deixar de estudar fotografia- e talvez nunca ache que eu sei o suficiente, ainda bem- e por isso sei que sempre terei coisas novas pra compartilhar por aqui. Estou tentando mudar essa insegurança toda, mas enquanto ela continua por aqui, compartilharei informações importantes: como eu aprendi tudo o que sei sobre fotografia.

Como aprender fotografia na Internet

Como aprender fotografia na Internet

• Blogs
A forma que mais usei no começo foram os blogs – ainda não era muito fã do youtube e era a forma mais fácil de achar informação. Pode ter certeza: Tem muitos blogs incríveis ensinando sobre fotografia por aí! Alguns dos meus favoritos:
– Luh Testoni (antigo Primeira à esquerda)
– Melhor Ângulo
Lomogracinha
Sai da minha lente

• Sites
Depois dos blogs, nem sei exatamente como, descobri alguns sites voltados pra fotografia – com muita inspiração, dicas, tutoriais e tudo que a gente ama encontrar. São parecidos com os blogs, mas mais profissionais e voltados unicamente pra fotografia. Meus favoritos são o Canon College e o Iphoto.

• Canais do youtube
Atualmente é minha forma preferida de aprender, rever alguns conceitos, entender como as coisas acontecem na prática. Acho incrível ver como alguns fotógrafos dirigem ensaios, como configuram suas câmeras, como editam suas fotos… tem de tudo! Meus canais favoritos:
Dupla Exposição
Coisas de Fotógrafa
Foto Dicas
Zona da Fotografia
Letra na Foto

• Cursos online e workshops
Muitos sites oferecem cursos online de fotografia – alguns pagos, alguns gratuitos. Não sei dizer se vale a pena fazer algum curso pago pela Internet -dependendo do preço, o presencial compensa muito mais! – mas os gratuitos são sempre uma ótima opção pra quem não pode pagar. Uma dica legal é ficar de olho na programação ao vivo do Eduk– se você vê ao vivo é de graça! O site PrimeCursos também tem um curso bem legal – o primeiro que fiz! Basta procurar no google para encontrar vários outros! Vale a pena também acompanhar fotógrafos e páginas de blogs/sites de fotografia no facebook… Sempre aparece a oportunidade de participar de um workshop gratuito!

• Livros, PDFs, Ebooks, Apostilas
Essa são fontes que muita gente pensa na hora de aprender alguma coisa, né? Não lembro de nenhum específico, mas entrando nos blogs e sites que citei com certeza vocês vão encontrar muitos e-books e apostilas. Alguns livros muito legais estão disponíveis em PDF na internet e principalmente nos grupos de facebook também. Quer investir em livros físicos? Esse post do blog Declara indica alguns incríveis!

Como aprender fotografia na Internet

É importante lembrar que muito da fotografia é prática – não adianta nada ler uma biblioteca inteira de livros sobre o assunto, saber de cor como funciona o ISO, velocidade, abertura, balanço de branco e etc, e nunca usar esse conhecimento na prática. É necessário sim ler, aprender, ver vídeos, revirar o manual da sua câmera, anotar tudo o que achar importante e, depois, pegar sua câmera e ir testar. Ver como realmente funciona. Ver com seus próprios olhos o que acontece quando você muda a abertura ou a velocidade, entender quais configurações funcionam pra você em cada situação.

Fico por aqui por hoje, espero que tenham gostado das dicas e que elas ajudem a vocês que querem aprender mais sobre fotografia! Prometo que volto com informações mais técnicas, posts bem completinhos, tutoriais legais… tudo a seu tempo. A gente tem que ir trabalhando aos poucos essa coisa da auto exigência, não é mesmo? Me digam o que mais querem ver por aqui, quais suas duvidas, quais seus canais ou blogs favoritos… vou adorar saber!

28 Comentários

28 Comentários em "Como aprender fotografia na Internet"

  1. Apaixonada pelas suas maquinas antigas. Também sigo o zona da fotografia 🙂

    [Reply]

    Laura Reply:

    Hahah são um amor, né? Queria consertá-las pra usar!
    O zona é incrível, os outros também!
    Beijos!

    [Reply]

  2. Yuri S disse:

    Laura, que post maravilhoso! Amo demais fotografia e cada dia que passa eu me interesso mais, sempre ando procurando algo pra aprender… apesar de não ter “me jogado” de verdade. Esse post definitivamente me inspirou a parar de procrastinar e começar a pôr em prática. Valeu pelas dicas ♥

    [Reply]

    Laura Reply:

    Que ótimo que gostou, fico feliz!
    Espero que te ajude mesmo a botar em prática e estudar ainda mais!
    Beijos!

    [Reply]

  3. Clara Rocha disse:

    Eu sempre me considerei auto-didata também no assunto de fotografia e finalmente quando tive a oportunidade de fazer um curso de fotografia presencial eu já sabia varias e varias coisas. ♥ o legal que o curso me proporcionou foi conhecer pessoas que fotografam diferente do meu estilo e a paixão pela fotografia analógica que só aumentou!
    Eu amo o blog da lomogracinha ♥ acompanho a tanto tempo as meninas.
    Gostava do fotografe uma ideia também. ♥

    [Reply]

    Laura Reply:

    Pois é, tem muitos anos que estudo e ontem comecei um curso presencial! Tô animadíssima!
    Pois é, o curso vai ser legal pra ter um professor pra acompanhar nas práticas e aprender mais sobre outros tipos de fotografia também, tô animadíssima!
    Beijos!

    [Reply]

  4. Que post incrível adorei as dicas. Da sua listinha de blogs só conhecia a Lomogracinha, vou conhecer os outros também. Obrigada pelas dicas.

    [Reply]

    Laura Reply:

    Yey, fico feliz que tenha gostado das dicas!
    Beijos!

    [Reply]

  5. Oi Laura!
    Acho que quando queremos muito algo, nós vamos atrás para aprender, independente de ter ou não dinheiro. Isso vale para tudo: costurar, desenhar, fotografar e inclusive criar um blog. Confesso que não sei nada de nada de fotografia, apesar de achar muito legal e adorar admirar trabalhos dos fotógrafos. Quero guardar esse post num potinho para conseguir ler todos os links que você indicou <3
    Beijoos

    [Reply]

    Laura Reply:

    Pois é… óbvio que um curso e grana ajudam, mas a gente se vira como dá, né? Guarda sim e quando conseguir conferir todos me conta o que achou!

    [Reply]

  6. Katarina disse:

    Amei o post! ♥ Eu sempre estudei fotografia online e esses meios são incríveis. Eu adoro o Creative Live e PhotosTV também, que são no formato da eduk. É maravilhoso ter todo esse material online.

    [Reply]

    Laura Reply:

    Que feliz que gostou!
    Vou conferir esses 2 que você indicou,
    Beijos!

    [Reply]

  7. Vanessa disse:

    Eu sempre tive medo de falar sobre as coisas que sei, porque sempre fico achando que nao sei o bastante. Mas eu aprendi com outras pessoas e acho que seria justo passar o que sei adiante e penso que você deve fazer o mesmo também. Ninguém sabe de tudo mas todo mundo sabe de alguma coisa <3 Acho que passei a aceitar melhor essa coisa de ensinar algo quando comecei a dar aulas de fotografia num curso aqui, no comeco me senti insegura mas com o passar do tempo me senti mais confiante no que estava fazendo.

    [Reply]

    Laura Reply:

    Hahah, que legal, não sabia que você dá/já deu aulas em um curso!
    Pois é, acho super válido repassar esse conhecimento mesmo!
    Beijos!

    [Reply]

  8. Victoria disse:

    Esse post ajudou muito! Assim que eu comprar um carregador para minha cara vou tentar usar as dicas dos blogs e canais que você indicou, mais para frente pretendo fazer um curso de fotografia, é um sonho de muito tempo!
    Skyscrapers

    [Reply]

    Laura Reply:

    Fico feliz que tenha gostado!
    Também sonhava muito com um curso, comecei ontem! Boa sorte!
    Beijos!

    [Reply]

  9. Que post incrível, Laura! Eu tenho muita vontade de aprender mais sobre fotografia, nunca li muito sobre o assunto/vi vídeos porque sempre acabo dando prioridade a outras coisas, sabe? O que aprendi foi fuçando na câmera mesmo, mas não tenho uma DSLR ainda. Quero muito comprar uma. Eu amo fotografar e adoraria trabalhar com isso, é algo incrível e muito gostoso de fazer <3

    Obrigada pelas dicas, já favoritei teu post e vou conferir tudinho =)

    Beijos!

    Letras na Gaveta

    [Reply]

    Laura Reply:

    Fico feliz demais que tenha gostado desse post, lê sim e já sabe que qualquer coisa é só me chamar pra tirar umas dúvidas, né?
    Beijos!

    [Reply]

  10. Amei suas dicas, Laura. Aprender mais sobre fotografia é um dos itens que nunca sai da minha listinha de coisas pra fazer todos os anos. Quero voltar a ler mais sobre o assunto e praticar também. Suas diquinhas serão super úteis!

    Beijos

    [Reply]

  11. Aline Callai disse:

    Se tem um assunto que me interessa super é a fotografia, tenho participado de alguns grupos sobre o assunto e vejo como o meu olhar fotográfico foi evoluindo, sabe? Apesar de ser completamente amadora e fotografar com o celular haha, adoro aprender sempre e gostei muito das dicas <3
    Beijos
    http://www.nomundodaluablog.com/

    [Reply]

  12. Eu gosto demais desse assunto, amo tudo que envolva arte e criatividade, me deixa tão feliz que nem sei explicar. Ou seja, to sempre pesquisando sobre fotografia, seja buscando inspirações ou aprendendo coisas novas. Eu AMEI esse post, já salvei nos favoritos pra sempre dar uma fuçada nos blogs que tu indicou (prefiro ler sobre isso do que assistir kkk)

    [Reply]

  13. Clayci disse:

    Que post maravilhoso <3
    Muito obrigada por ter indicado meu espacinho. É muito bom ver ele ao lado de outros blogs/sites incríveis <3

    [Reply]

  14. Como não amar esse post? Obrigada pela indicação, princess, e eu amo o seu, o Sai da minha lente e o Lomogracinha quando o assunto é fotografia. <3

    [Reply]

  15. Laís disse:

    Oii, Lau! Eu não tenho nem o que falar de um post desses, haha. Salvei logo nos favoritos, porque né. Adorei ele, as dicas estão demais, e certeza que vai ajudar muito todo mundo. Obrigada por isso, <3. *-*

    [Reply]

  16. Menina, to encantada por esse post! Há algum tempo em venho me encantando pela fotografia, mas eu tenho 0 conhecimento teórico e muita dificuldade com alguns tipos de fotografias, como por exemplo, fotografar comida! rs
    Eu até acho que tenho alguma sensibilidade para fotografar, mas a parte técnica da coisa me trava muito e como ainda não consegui desbravar uma câmera de verdade eu ainda tenho muitas dúvidas sobre muitas funções que elas trazem. E inclusive tenho dificuldades com entender as diferenças entre as câmeras analógicas de filme e as digitais, (tenho um amigo que só usa as antigas, por exemplo). Mas, só em ler seu post e pegar tantas referências de como buscar esse conhecimento já fico mais animada em desbravar essa arte! (Mesmo que por ora eu só tenha a câmera do celular. )
    Já favoritei vários blogs aqui e os canais do youtube, estou me sentindo iniciando um curso de fotografia! hehe
    Obrigada mesmo por partilhar dos seus conhecimentos, quem disse que “saber pouco é saber mais do que muita gente” foi certeiro. E não se sinta menor do que seus conhecimentos. O problema não estar em “saber mais ou menos”, mas se algum conhecimento( ou a falta dele) te faz sentir arrogante/ menosprezado ou não.
    E eu que não sei nada de fotografia já saio daqui querendo saber tanto, e isso já tem um valor muito grande.
    Obrigada!
    Beijos!
    http://www.vestidadeceu.blogspot.com.br

    [Reply]