06 09 2018

Unique – Minha experiência com o novo coletor menstrual da Lumma

Unique - Minha experiência com o novo coletor menstrual da Lumma

Faz mais ou menos 5 meses que o pessoal da Lumma, uma das marcas de coletores menstruais que indiquei aqui no blog, entrou em contato comigo me convidando para testar o unique, novo modelo de coletor menstrual deles. É claro, como amante do copinho que sou aceitei e depois de 3 ciclos usando o coletor vim contar um pouquinho mais sobre a minha experiência para vocês!

Se você tá meio perdido no assunto, não sabe o que é um copinho (nome carinhoso pro coletor menstrual) e não entende direito como funciona esse negócio, vale a pena ler meu post contando tudo sobre coletores menstruais primeiro e também o post que conto sobre porque o coletor é sobre muito mais que “só” menstruação. Corre lá pra conferir esses dois conteúdos e depois volta aqui que eu tô te esperando!

Unique – o novo coletor menstrual da Lumma

 

“Pensando na praticidade, segurança e conforto das mulheres, apresentamos o Lumma Unique, com sua composição de silicone medicinal, não possui odor e tem validade de 8 anos além de te permitir se relacionar sexualmente sem nenhum transtorno, afinal, tranquilidade não tem preço!” – Descrição no facebook da marca

Bom, simplificando: o Unique é um coletor maleável com um aro mais rígido que, como outros coletores, permite a prática de esportes e etc, com o extra que também permite relações sexuais durante seu uso. A Prudence também tem um coletor com essa proposta, porém o dela é descartável enquanto o unique funciona como qualquer outro coletor reutilizável – um ponto muito importante pois coletor é sobre conforto e praticidade mas também é sobre ajudar o meio-ambiente e reduzir o lixo, não é?

O unique vem em uma caixinha com o coletor, instruções de uso e uma sacolinha para guardá-lo. Para quem já conhece a lógica dos coletores não tem muita diferença: você ferve ele em panela esmaltada/copo esterilizador por 2/3 minutos (o tempo é menor, mas está descrito na embalagem) no início e final de cada ciclo e no restante do tempo lava com água.

 Minha experiência com o Unique da Lumma

Unique Lumma Coletor Menstrual A Menina da Janela

A minha primeira impressão com o copinho novo foi engraçada: tirei ele da caixinha e achei enorme. Corri no guarda-roupas pra pegar o meu MeLuna pra comparar o tamanho.Cheguei à conclusão de que o diâmetro dele é maior mesmo, mas ele é bem baixinho (alô, meninas do colo baixo).  Por ser maleável também não é possível fazer a dobra diamante, que é a que estou acostumada a fazer pra inserir o coletor, então fiquei um tempo meio “ok, como vou colocar esse troço?” hahahah… Mas segui as instruções da marca pra dobrar ele só no meio fazendo um 8 (já tinha tentado com meu outro coletor mas não me adaptei)… e deu certo!

O Unique não cria vácuo, apenas se encaixa embaixo do colo do útero e acima do osso púbico, e no início fiquei um pouco insegura com isso… Tô acostumada com o vácuo e tinha tanta certeza que ia vazar que resolvi experimentar só num dia que estivesse o dia todo em casa e ainda botei um papel higiênico na calcinha pra garantir… Mas logo na primeira vez passei horas (até esqueci que tava com um coletor novo!) e não vazou nem deu problema nenhum.
Unique Lumma Coletor Menstrual A Menina da Janela

Depois disso passei vários dias com ele e testei em várias situações possíveis… aprendi a confiar no copinho sem vácuo mesmo ainda não compreendendo a lógica dele 100% hahahahah… No fim das contas, adorei! Reuni aqui alguns prós e contras sobre o unique pra te ajudar na escolha:

Contras

  • • Não recomendaria pra quem nunca usou outro coletor, por achar um pouquinho mais difícil de tirar;
  • • Mais difícil de esvaziar em banheiros públicos que os coletores tradicionais: não tem muita pega embaixo, e por isso você “vira” ele pra desencaixar e tirar. Ainda não arrumei um jeito de não fazer muita bagunça com isso e fico bem insegura com medo dele cair na privada nessa hora… Mas ainda assim é 100% possível esvaziar em banheiros públicos – só dá uma insegurança a mais e gasta um pouco mais de papel higiênico, hahah;

Prós

  • • Cumpre tudo o que promete (quem entendeu, entendeu hahahahah);
  • • É fácil de colocar e encaixar (não precisa “abrir” como os com vácuo, é só encaixe mesmo);
  • • Apesar de achar ele menor, ele aguenta mais ou menos o mesmo tanto que o Meluna Classic M (meu outro coletor) comparando em número de horas no mesmo dia do ciclo/mesmo fluxo;
  • • Não é o meu caso, mas acredito que ele seja muito bom pra quem tem colo baixo por ser baixinho… Tenho o colo bem alto, mas conheço muita gente que não se adaptou a outros coletores por ter o colo muito baixo;

Unique Lumma Coletor Menstrual A Menina da Janela

Considerações finais

No fim das contas gostei bastante do Unique. Tenho fluxo forte e ele deu conta disso tranquilo apesar do preconceito inicial pela falta de vácuo. Tenho a musculatura pélvica bem forte também e só consegui deslocar ele quando realmente estava fazendo força/movimentos  pra ver quanta movimentação/esforço ele aguentava sem deslocar… e foi muita, acreditem hahahah… nada que a gente faça normalmente em situações cotidianas. Só continuo preferindo o MeLuna quando vou sair de casa e passar muitas horas fora- esvaziar ele em banheiro público acabou não sendo muito prático pra mim e prefiro evitar stress e bagunça, ainda mais nessa vida de banheiro de faculdade que a gente já fica desconfortável até pra fazer xixi.

O fato de o copinho ser transparente me incomodou um pouco também – sentia que ele iria ficar manchado muito rápido… mas por enquanto ele está normal e conseguir ver a cor natural do sangue é uma coisa bem legal pra mim – depois de 3 anos usando coletor a gente percebe cada mudancinha e isso facilita bastante.

É isso que tenho pra contar sobre o unique! E você, já usou esse novo modelo ou ficou com vontade de testar? E sobre o coletor menstrual: você conhece? usa? gosta? Conta pra mim! Sintam-se à vontade pra perguntar qualquer coisa também, pedir posts sobre o assunto… É sempre legal trazer conteúdo novo sobre algo que gosto e defendo tanto! Vale também me acompanhar no instagram, onde falo mais sobre isso na minha rotina e mostro tudo o que rola por aqui primeiro!

Links – Unique e Lumma

Site da Lumma || Link do Unique || Facebook || Instagram

 

 

12 Comentários

12 Comentários em "Unique – Minha experiência com o novo coletor menstrual da Lumma"

  1. Camila Alves disse:

    Gostei da sua postagem, sempre estou visitando seu blog e lendo suas postagens.. Seu blog está salvo em meus favoritos..

    Parabéns!

    Amo seu blog ❤️..

    Meu Blog: Eloá

    [Reply]

  2. Liz disse:

    Eu tenho uma dúvida com ele, bem complicada na real kkkkkk
    Usei o descartáveis da prudence já, e senti que depois de um tempo usando ele, começava a sentir um certo desconforto.
    E usando ele pro objetivo que era fazer as coisinhas o meu namorado disse que conseguia sentir o bicho lá dentro, e dependendo da posição machucava ele um pouco.
    Será que tava mal colocado? Ou é assim mesmo? Hahahaha

    [Reply]

    Laura Reply:

    Oi Liz, tudo bem?
    Queria comentar primeiro que nunca usei o da prudence, então não sei dizer especificamente sobre ele…
    O coletor menstrual não deve ser sentido por você, se você tá sentindo a presença dele ou o tamanho/formato dele não é apropriado pra você ou ele tá mal encaixado… Quanto ao seu namorado: Sentir ele pode ser normal (apesar de não ter rolado aqui) mas não deveria machucar porque ele é uma peça totalmente maleável, né? Deve ter ficado na posição errada ou sei lá…
    Espero que tenha ajudado!
    Beijos

    [Reply]

  3. Katarina disse:

    É muito legal que têm aparecido tantos coletores pra todos os “gostos”. Eu acho que iria estranhar demais no começo pelo vácuo e também pelo “cabinho” que não cortei no meu e sempre uso pra tirar. Mas acho que com o hábito daria pra adaptar. Adorei tuas impressões!

    [Reply]

  4. Silmara disse:

    Acho q estou colocando errado, mesmo seguindo as instruções o meu está vazando…..

    [Reply]

  5. LUCIENE Silva disse:

    Já estou a 2 ciclo com o unique. Estou incomodada por acha ló muito mole, quando vou fazer xixi ele esvazia sozinho, não sei mais a quantidade do meu fluxo rsrsrs trabalho sentada morro de medo de vazar.
    Meu esposo disse que ele incomoda no ato, mais do que o meluna tradicional.😊 E sim tenho colo alto e tenho relação numa boa de coletor copinho. Me confirma se o coletor de vcs é mole tbm, pois ele fica sempre fechado dentro ele não fica na forma certinho dele o meu é o unicórnio, ex: parece aquelas bolas que jogamos quando criança umas bem grandona coloridas e o vento leva de tão mole.rsrsrsrsrs….

    [Reply]

  6. Mari disse:

    No início também apresentei dificuldades de usar, o sangue passava todo por fora, ele tem uma curva de aprendizado e depende da sua anatomia tb, entretanto no segundo dia ( o da menstruação mais forte) já tinha pegado o jeito do coletor e ele funcionou bem sem vazamentos.
    Minha técnica é a seguinte: na hora de introduzir o coletor (em forma de 8 como orientado) faço força para “evacuar” até introduzi-lo todo la dentro, depois empurro a borda inferior para cima e na direção do osso púbico e faço o movimento contrário ao de evacuar (sugo o coletor para dentro), dessa forma em mim ficou bem posicionado e não vazou. O fio eu enrolo e empurro em direção as bordas laterais e ele fica la quietinho, não desce não.
    Por que faço força para fora no início? Bom, por que tenho a impressão que a abertura do meu colo uterino está mais inclinada para a parede posterior da vagina (em direção ao reto), ao fazer a força para evacuar o colo acaba se anteriorizando, evitando que a borda inferior do coletor fique anterior ao colo (o orificio fica então para fora do coletor e o sangue escapa e mela o coletor só por fora, vaza, etc).
    Na hora de retira é possível fazer a força de evacuar de novo, achar o fio e desenrolar (e puxar se necessário), e puxar pela borda. Ainda não sei uma forma de fazer isso sem melar muito.
    Não consegui ainda testar na relação sexual.

    [Reply]

  7. Lorena disse:

    Nunca tinha usado o coletor antes e estou no meu primeiro ciclo com ele,mas nao ta funcionando 100%. Nao sei se estou colocando errado ou se meu colo do útero é mais baixo do que eu achei que fosse (medi ele como indicam na internet mas nao sei se medi certo,porque li que ele pode ficar mais baixo durante a menstruação),mas quando retiro ele percebo que ele fica fechado na parte maleável,entao ele nao contém o sangue e acaba vazando. Alguém sabe o que está errado pra isso acontecer?

    [Reply]

    Laura Reply:

    Oi Lorena!
    No começo é normal dar errado e precisar fazer algumas adaptações mesmo.
    Se seu coletor está ficando fechado na parte maleável isso provavelmente quer dizer que ele não está abrindo. Isso pode ser porque a dobra que você está usando não está funcionando (aí você pode pesquisar e tentar outras… quando colocar o coletor, sempre passa o dedo ao redor da borda dele pra garantir que não tem nenhum parte dobrada. Se tiver, é só tentar de novo) ou, caso nenhuma dobra funcione, pode ser porque você comprou um coletor mole demais pra você – sua força pelvica é maior e não deixa o coletor desdobrar.
    Mas normalmente só testar outras dobras mesmo já resolve 🙂
    Espero ter ajudado,
    Abraços!

    [Reply]

  8. Virgínia disse:

    Olá, Laura! Muito Grata por seu relato!
    Gostaria de saber de você e das demais meninas/mulheres sobre o tamanho do seu coletor Unique? (P, M ou G?) E sua escolha e experiência em relação à altura do colo e intensidade do fluxo?
    Eu uso o coletor Inciclo A. Meu fluxo é muuuito intenso e meu colo varia muito ao longo do mês; por isso, ele me incomoda muito quando o colo está baixo (geralmente quando eu mais preciso dele, aff).
    E vocês, tem usado o Unique transparente ou Unicórnio? Algum relato de alergia?

    [Reply]

    Lorenna Reply:

    Oi, Virgínia,
    aqui não é a Laura, mas acabei de passar por meu segundo período com o Lumma Unique Unicorn (tamanho G – 60ml) e foi um pouco menos desastroso que o primeiro. Ele é meu primeiro coletor (já comecei “causando” rsrs), porém estou esperando a chegada de um outro Unique (a edição limitada Pink Love, no tamanho M – 55ml), pois tive problemas de vazamento e gostaria de testar um tamanho menor. De fato, é preciso persistência, em se tratando de coletores. Algumas manas desistem já no primeiro ciclo, pois não entendem que há um período de adaptação, sendo que algumas demoram mais, outras, menos. Sobre a altura do colo, é indicado que a medição seja feita já próxima ou durante o período menstrual, pois o colo realmente tende a “descer” nessa época. O modelo de coletor que escolhi (Unique) não fica em seu formato “original” quando está posicionado no canal vaginal. É normal que o fundo dele fique “amassadinho”, por isso muitas reclamam da meia lambança que ele faz ao ser retirado para esvaziar. Ainda nesse segundo ciclo com ele, aumentei a frequência de idas ao banheiro para conferir o vazamento. Consequentemente, esvaziei por mais vezes e me saí bem melhor do que no primeiro uso. Meu fluxo costuma ser mais intenso a partir do segundo dia da menstruação, assim, o vazamento pode ser por dois motivos: o tamanho do coletor ou a quantidade de vezes que o esvazio. Ah… nenhuma alergia detectada por aqui, então está tudo ok. Agora é aguardar a chegada do outro para teste. 🙂

    [Reply]

  9. Laís disse:

    Olá. Há alguns anos eu usava o inciclo, porém como tenho o colo baixo no período menstrual sentia muita cólica por causa do vácuo. Mas ainda assim usei por quase 3 anos. E atualmente tenho sentido vontade de voltar a usar o coletor e estou na dúvida entre um normal e o unique. SOCORRO!! Help rsrs

    [Reply]