24 07 2017

Sobremesa de inverno: Torta de maçã

Torta de maçã - Receita sobremesa de inverno

Um tanto de gente veio me contar que sente falta de posts de receitas aqui no blog, e eu fiquei absurdamente feliz em saber disso e, obvio, corri pra fotografar uma nova receitinha pra trazer pra vocês! Hoje a receita é de torta de maçã. Fizemos essa torta em um dia a noite lá no sítio, estava bem frio e cheio de amigos, foi delicioso. O frio traz certa dificuldade pra sobremesas porque normalmente gosto/sei fazer coisas geladas, então saí pesquisando “sobremesa de inverno” e nem apareceu essa torta, mas eu por algum motivo lembrei.

Não sei vocês, mas realmente é uma receita que eu, sem nunca ter comido antes, associo automaticamente com frio… Depois de fazer percebi que realmente combina muito porque ela é deliciosa pra comer bem quentinha... A gente ficou morrendo de vontade de ter sorvete de creme ou creme de leite fresco pra bater chantili e comer junto, mas não tínhamos… Fica a dica! Realmente fiquei muito orgulhosa de ter feito essa torta de maçã porque ficou muito bonita e muito gostosa… Pra mim esse xadrezinho em cima parece aquelas tortas de filme que a vovó põe na janela, sabe?

Acabei meio que montando minha própria receita pegando a massa de uma, o recheio de outra, um ingrediente aqui, outro ali. Como sempre, reduzi o açúcar em todas as partes, porque todas as receitas que encontro na internet sempre tem açúcar demais. E dobrei a receita porque a forma de fundo removível lá da casa do João é gigante – o que é bom, porque sempre tem muita gente lá – então se sua forma for daquelas fininhas de torta pode fazer só metade dessa receita. 

Torta de Maçã – Receita
Torta de maçã - maçãs

Ingredientes

Massa

– 200g de manteiga COM sal em temperatura ambiente
– 8 colheres (sopa) de açúcar
– 2 ovos + 1 gema
– 4 xícaras de farinha de trigo
– 1 colher (chá) de fermento em pó

Recheio

– 12 maçãs
– 2 colheres de manteiga COM sal
– 4 colheres de sopa de açúcar
– 2 colheres de sopa de amido de milho
– 2 xícaras de suco de laranja
– 2 paus de canela
– Cravo a gosto
– Noz moscada a gosto

Modo de preparo

Torta de maçã - massaComeçamos com a massa: Em uma tigela, misture bem a manteiga e o açúcar. Acrescente os ovos e  continue misturando; quando estiver homogêneo adicione a farinha e o fermento. Com as mãos, misture e amasse até que fique firme, não grudando mais na mão e na vasilha – pode ser que precise de um pouquinho mais de farinha, então, se necessário acrescente aos poucos e continue amassando para incorporar a farinha. Faça uma bolinha com a massa, envolva em plástico filme e leve à geladeira.
Torta de maçã - recheio

Pique as maçãs em pedaços pequenos- pra que elas não escureçam enquanto pica, coloque em uma vasilha com água e limão– e coloque em uma panela com a manteiga . Leve ao fogo baixo e tampe até soltar um pouco de água. Adicione o açúcar, a canela, o cravo e a noz moscada – Nós colocamos 2 paus de canela, 3 cravinhos e bastante noz moscada porque gostamos, e no final achamos que podíamos ter colocado mais dos 3. Lembre-se de contar a quantidade de cravo e da canela pra saber quantos precisa tirar depois!
Quando as maçãs estiverem no ponto, adicione o suco de laranja com amido e mexa até que o caldo engrosse – é bem rápido! Deixe esfriar e retire o cravo e a canela – como são escuros no caldo clarinho é bem fácil de achar e tirar.

Torta de maçã - recheioPara a montagem: Tire a massa da geladeira e corte em 3. Pegue 2 dessas 3 partes e abra em uma forma, de preferência de fundo removível. É bem fácil, só colocar na forma e ir apertando, abrindo, acertando até que cubra o fundo e as “paredes” da forma untada e enfarinhada. Não se preocupe se fizer buracos, é só ir apertando e ajeitando. Deixe a massa o mais fina possível!
Torta de maçã - montagemDepois, despeje o recheio já frio dentro da forma. Faça uma cobrinha com o terceiro pedaço de massa e divida em 8. Pegue cada uma dessas partes, faça uma cobrinha do diâmetro da forma e achate ela. Aí é só ir colocando em cima da massa formando o xadrez. Se não me engano, colocamos 5 em um sentido e 3 no outro… Mas não tem muita regra aqui. Pincele a gema em cima da massa – nós esquecemos de fazer isso na bordinha de cima e queimou, então não se esqueça!- e polvilhe açúcar por cima. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 30 minutos ou até que fique dourado. Está pronta sua torta de maçã! 

Torta de maçã - receita sobremesa de inverno - A Menina da Janela
A receita é um pouquinho trabalhosa por serem vários processos, mas garanto que todos são muito simples e que o resultado compensa demais! Vocês já comeram ou fizeram torta de maçã? Gostam? Ficaram com vontade de comer essa? Me contem! E podem pedir mais receitas também, me dar ideias, mandar receitinhas diferentes… Adoro!

Gostei muito dessa torta porque realmente é uma receita gostosa pro frio, é mais natural – confesso que não gosto muito dessa onda de todas as receitas da Internet que são cheias de Nutella, leite ninho, kit kat e etc, prefiro ficar no mais básico – e até quem não gosta muito de doce gostou… Diria que foi a receita doce que fizemos que fez mais sucesso lá no sítio! Já sabem, né? Se alguém fizer essa torta me conta, manda fotos… Pode ser no Instagram, no facebook, no twitter… E se quiserem, postem fotos com a #AMeninaDaJanela, vou adorar ver e comentar!

 

19 Comentários

19 Comentários em "Sobremesa de inverno: Torta de maçã"

  1. Vanessa disse:

    Socorro, que fotos maravilhosas e como me deu uma vontade louca de comer essa torta!
    Vou tentar fazer assim que tiver um tempinho. Eu adoro torta de maca mas quase nunca encontro pra vender. Preciso passar a fazer as minhas hehe.
    beijos

    [Reply]

  2. Carol Rocha disse:

    Laura, que torta mais lindaaaa! Juro que deu água na boca aqui! Acredita que nunca comi torta de maçã? Mas já guardei a sua receita pra fazer futuramente. Suas fotos são lindas demais! <3
    Beijos!

    [Reply]

  3. Fabiele Feó disse:

    Lauraaa, que fotos maravilhosas, não tem como não ficar com água na boca do lado de cá, sempre quis comer essas tortas, mas nunca me arrisquei fazer hehe acho que vou tentar!! Bjo bjo 🙂

    [Reply]

  4. Que delícia, fiquei com água na boca. As fotos ficaram lindas. Amei tudo por aqui. Beijos :*

    [Reply]

  5. KARINE disse:

    olha, essa sua torta tá uma coisa maravilhosa (e olha que eu não sou muito fã de torta de maça, sempre vai canela e não gosto, haha). não sei se eu teria capacidade pra fazer algo assim com minha atual habilidade na cozinha (que é quase nula, HAHA).

    [Reply]

  6. Puta merda, que fotos são essas? Deus do céu, maravilhosas, tô chocada!
    Não sei como vocês comeram essa torta, tá tão linda que me deu até dó… E olha que sou apaixonada por torta de maçã, mas essa é – de longe – a mais linda que já vi!

    Me chama de Bella

    [Reply]

  7. LARY disse:

    AAAAAA! que delícia de receita. minha meta de vida é conseguir fazê-la 💛

    [Reply]

  8. Stéfhanie disse:

    Eu amo torta e bolos de maçã e me deu até água na boca aqui.

    Um beijo,
    Sté

    [Reply]

  9. Menina querendo fazer uma torta de maçã, detalhe nunca fiz uma, porém quero fazer vegana,que é bem diferente.
    Mais um detalhe, não sou vegana. Mas deixei de comer carne tem 3 anos, e estou gostando, quem sabe né?
    Já pode montar uma confeitaria menina. Ficou incrível, parabéns!
    Quando você vai mandar teu endereço para que eu te envie uns mimos?
    #MANDAENDEREÇOLAURA 🙂

    [Reply]

  10. Jaque Lima disse:

    Laura!

    Vi essa receita e fiquei morrendo de saudades de quando eu postava receitinhas lá no meu blog.
    Você parece saber cozinhar muito! Essa receita tá de água na boca, e olha que eu nem sou muito fã de maçã. <3

    Um beijo

    [Reply]

  11. Clara Rocha disse:

    EU COM CERTEZA FAREI ESSA TORTA de maçã. COM CERTEZA. porque maçã e tortas de maçã e bolos de maçã são minhas coisas favoritas no mundo todo. ♥

    [Reply]

  12. Pâmela Teles disse:

    Eu vi essa foto no insta e meu Senhor, que vontade eu fiquei! Olha que não sou muito fan de torta mas só de olhar a foto, acredita que eu senti o cheiro? Foi algo mais forte do que eu kkkkk. Vou deixar o post salvo e providenciar maças para fazer essa torta ainda essa semana *o*

    [Reply]

  13. Yuri S disse:

    Eu fiz torta de maçã aqui em casa uns tempos atrás e CARAMBA me apaixonei, é delicioso!
    (Quem estiver lendo esse post faça essa torta, vale a pena!)

    [Reply]

  14. Aaaaaaaaa, eu quando vi aquela foto realmente fiquei com vontade, vou tentar fazer e se conseguir até te marco no insta ♥

    [Reply]

  15. Nunca me aventurei a fazer receitas complexas, mas essa deu muita vontade! Que torta linda que ficou e parece delicia <3
    Receita guardada pra testar aqui!
    Adorei as fotos também 😀

    [Reply]

  16. Clara F. disse:

    Laurinha do céu, você levou as receitas do blog a outro nível. Parece muito torta de chef de filme, sério. Coisa mais linda! Fiquei com vontade <3

    [Reply]

  17. Fabiana disse:

    Hum deu até vontade de comer..Delicia.. Amo torta de maçã..

    [Reply]