02 10 2017

Talking About #2 – Fotografia, equipamento, inspirações…

Fotografia, equipamentos, inspirações... Talking About #2

Eu já contei por aqui o tanto que gostei da ideia do Talking About que a Laís do blog Candy Deer  criou. É basicamente uma série de 3 posts com perguntas pessoais, de fotografia e sobre a blogesfera. No blog dela já saíram todos os 3 posts, e o meu primeiro já saiu por aqui também.

As perguntas dessa vez são sobre fotografia – e adorei porque é um post bem completinho com perguntas que vocês sempre me fazem. Tem coisa sobre equipamento, sobre edição, sobre estilo, inspiração, história com a fotografia… No final, vocês vão saber muito mais sobre o que a fotografia é e como ela “funciona” pra mim. Sem mais delongas, vamos às perguntas?

 

Talking About – Fotografia!

1. Qual/quais câmera/s e lente/s usa?

Uso uma Nikon D5200, a famosa lente do kit (18-55mm, F/3.5-5.6) e uma lente Yongnuo 50mm f/1.8 . Até poucos meses atrás era só a lente do kit, e já teve gente brigando comigo dizendo que eu tava mentindo que não dava pra fazer “essas fotos” com a lente do kit. Apesar de estar num amor recente com a 50 mm (principalmente pelo desfoque), acho a 18-55mm ótima em várias situações e não entendo a birra que a galera tem dela – Ok, é uma lente escura, mas eu fotografo ao ar livre, então… isso não chega a ser um grande problema. Além disso, tenho filtros close-up +1, +2, +4 e +10 que comprei pra brincar mesmo e adoro, já que adoro macro e não tenho condiçõe$ de ter uma lente macro só pra brincar, e um kit de filtros UV, ND e CPL que nem sei usar direito até hoje.

Fotografia - Equipamento, inspirações... Talking About #2

2. Pensa em próximas aquisições?

Existe alguma possibilidade de gostar de fotografia, trabalhar com isso e não pensar em próximas aquisições? Óbvio que a gente fica sonhando com o dia que vai poder comprar uma Full Frame, né? hahahah…
Como a aquisição da 50mm é muito recente, ainda não parei pra pensar sobre outras lentes… Imagino que a próxima seja alguma mais “aberta” pra usar em eventos, já que a 50mm não é muito boa pra isso e fico presa com a 18-55mm. Já pensei na 35mm, mas ainda não sei. Também pretendo comprar um flash pra eventos.
Além disso, de “investimento” com a fotografia, não é uma aquisição, mas quero consertar a pentax analógica que temos aqui em casa ou comprar outra analógica e começar a usar. Tô sonhando com explorar um pouco desse mundo e quem sabe um dia até oferecer um pacote com algumas fotos analógicas pros clientes… imagina que lindeza?

3. Quais os programas de edição?

Eu uso o LightRoom 99% do tempo… Por fotografar em RAW e por ele ser mais prático para edição de luz e cor que é basicamente o que faço nas minhas fotos… Quando preciso ou quero fazer algo mais diferente, uso o Photoshop também… Ainda quero testar o Camera RAW do phothoshop que dizem ser muito bom também, mas sempre esqueço.  

4. Quais apps usa no celular?

Eu raramente edito fotos no celular, assim como raramente fotografo pelo celular. Mesmo as fotos feitas pelo celular, tenho mania de editar no PC hahahah.. Mas quando preciso – pra ser mais rapidinho ou mais prático mesmo – uso o LightRoom Mobile ou o VSCO Cam. Não gosto do fato de eles tirarem a qualidade das fotos, mas acho que esses dois tiram num nível ainda aceitável.

5. Fotografa há muito tempo?

Eu nem lembro com que idade ganhei minha primeira câmera analógica, mas eu era uma criança que saía pra fotografar com minha mãe. Com uns 10/12 anos acredito comprei minha primeira câmera digital, uma Nikon Coolpix que viveu comigo até os meus 15 ou 16 anos quando ganhei do meu pai a minha câmera atual… então sim, fotografo há muito tempo e estudo fotografia há mais ou menos uns 5 ou 6 anos!

6. O que você mais gosta de fotografar?

Pessoas. Eu gosto de fotografar bicho, paisagem, objeto, detalhe… Mas não tem nada que me encanta mais que fotografar gente, e principalmente mulheres. Se for ao ar livre e tiver uma luz bem suave e amarelada, eu não preciso de mais nada pra ser feliz – sério, chego a ficar sem fôlego de felicidade.

7. Como define seu estilo fotográfico?

É difícil dizer, eu diria que é bem “natural” – eu gosto de coisas simples, cotidianas, não posadas sabe? A edição bem leve e puxando um pouco pro estilozinho analógico – pouco saturada, com um pouco de granulação, cores suaves… Acho que isso combina bastante com os lugares e luzes que gosto de fotografar.

8. Qual foi sua primeira foto em uma rede social de fotografia?

Em rede social de fotografia acredito que tenha sido o Flickr, mas antes já postava fotos no orkut e no tumblr – ou seja, coisas que não consigo mais recuperar. Fui procurar no Flickr e a primeira que tenho postada lá é de Agosto de 2014, mas tenho certeza que apaguei algumas anteriores.. É essa foto aí, bem sem gracinha de um pôr-do-Sol, mas que na época por algum motivo eu gostei. Adoro ver a evolução através de fotos antigas assim!

Primeira fotografia em rede social de fotografia

9. Já fez algum curso fotográfico?

Como vocês sabem, em agosto comecei um curso de fotografia e tô completamente apaixonada – nem 2 meses de curso e já estamos na 5ª aula prática se não me engano. Tô aprendendo muita coisa legal e entendendo melhor muita coisa que eu já sabia. Antes disso já tinha feito muitos cursos online, workshops, lido MUITO, assistido centenas de horas de vídeos no youtube (já falei disso aqui, inclusive)… A maior parte do que sei foi disso – apesar de ver esse cenário mudando de acordo com que o tempo de curso vai passando.

10. Tem alguma inspiração/referência pras composições?

É complicado falar sobre inspirações e referências porque eu sou do time que defende a ideia de que tudo que a gente vivê, vê, lê, ouve e sente inspira. Se eu for listar minhas referências por aqui vou fazer uma lista gigante e não vai acabar – mas ó, tá nos planos fazer isso um dia ainda. Posso dizer que há muito tempo minhas maiores inspirações são os fotógrafos Passarelo e minha fotógrafa preferida, a Camilla Albano.

11. Duas fotografias favoritas (uma tirada por você e uma de outro fotógrafo).

Essa pergunta vai causar um caos eterno na minha mente e na minha vida, socorro hahahahah… Fotos minhas é muito difícil escolher, principalmente depois do último ensaio que fiz que me deixou loucamente apaixonada por todas as fotos… Mas pra não sair botando foto de cliente aqui, vou escolher outra. Gosto muito de fotos do pôr-do-Sol e de flores, diria que tirando as de pessoas são minhas favoritas… Essa fiz na praia no início desse ano e fiquei apaixonada pelas silhuetas e cores e reflexos nela!
pôr-do-Sol - Fotografia #Talking About

De outra pessoa eu consigo pensar em uma infinidade de fotos da Camilla Albano e dos Passarelo (do canal Dupla Exposição)… Sem contar em uns fotógrafos de casamento gringos que me deixam babando. Da Camilla Albano recentemente me apaixonei por essa aqui, mas há anos essa é uma das minhas preferidas:

12. Quais sites de fotografia mais te ajudam?

Eu já falei sobre isso no post que linkei ali em cima, mas basicamente: Os canais do youtube Dupla Exposição, Isis Castro e Letra na Foto e os sites do Iphoto e blog da canon são alguns dos meus queridinhos.

 

É isso! Espero que tenham gostado de descobrir um pouquinho mais sobre minha história com fotografia, inspirações e equipamentos… Me contem o que acharam das respostas, quais são seus fotógrafos ou fotos favoritas, qual é a sua história com a fotografia… Vou adorar saber um pouquinho mais de vocês também! ❤

5 Comentários

5 Comentários em "Talking About #2 – Fotografia, equipamento, inspirações…"

  1. Yuri S disse:

    Eu sonho em me aprofundar em fotografia muuuuito em breve, porque eu amo demais. Amei suas respostas bem sinceras… felizmente com as aulas de fotografia que tive na faculdade e umas pesquisadas na internet entendi algumas coisas que eu não entenderia se tivesse visto antes ahahaha Quero fazer uns cursinhos online… preciso!

    Adorei muito a foto das mulheres com as crianças, de verdade! E a sua do pôr do sol… maravilhosa! <3

    [Reply]

  2. Camila Faria disse:

    Suas fotografias são lindas Laura. Adorei saber um pouquinho mais sobre a sua rotina com a fotografia. Inspirador. <3

    [Reply]

  3. Taís disse:

    Ahh adorei essa série, Laura.. que legal! Adorei saber mais sobre a fotografia na sua vida e esse post me deu uma baita nostalgia, do Flickr.. e de pensar quando comecei a fotografar também e a compartilhar minhas fotos lá no Flickr.
    Sobre as aquisições eu tb fico morrendo de vontade de comprar várias lentes, mas né, sabemos o quanto é caro.. tem que pensar bastante nas lentes que queremos pra investir. Eu tb tenho a lente do kit que a minha tá bem zoada e não funciona muito bem.. e a cinquentinha, que antes eu odiava (não sabia fotografar com ela direito), mas agora só amores.. mas confesso que to um pouco enjoada dela e queria outra lente mas por enquanto tá faltando dinheiros pra isso xD
    E preciso começar a usar o Lightroom urgente! hahaha eu baixei esses dias a versão mobile.. e preciso criar vergonha na cara pra fuçar o proprio no laptop com mais calma e tals.

    Suas fotos são lindas e sucesso sempre nessa jornada fotografica <3

    [Reply]

  4. Laís disse:

    Eu tô adorando tanto acompanhar as tuas respostas, Lau, e consegui me identificar bastante com várias respostas, hahaha, isso que acho legal! Interessante o fato da número 1, porque acontece mesmo do pessoal não crer que dá pra fazer fotos incríveis com a 18-55mm, apesar de não ser uma lente que gosto muito, ela foi minha companheira por mais de 1 ano e me ajudou a pegar o jeito em várias ocasiões. Suas fotos são lindas tanto com ela quanto com a 50mm, <3 e se tem gente que discute é porque quer fazer igual e não consegue, hahahah. :3 Outra coisa que você mencionou que me identifiquei, é a possibilidade de poder ver a evolução das fotos, principalmente pelo flickr (já que pra mim é uma rede social que eu nunca apago as fotos como o instagram, haha).
    Adorei suas respostas, e obrigada por ter respondido a tag e compartilhado comigo!! <3 <3
    Um beijo!

    [Reply]

  5. Acabei de encontrar seu blog, e estou amando! Eu também amo fotografia, e estou entanto aprender alguma coisa. Faz pouco tempo comprei uma nikon d5100 e só tenho a lente do kit mesmo, por enquanto. Encontrar seu blog foi muito importante para mim, suas fotos são lindas! Parabéns!
    Beijos,
    Ana

    [Reply]