25 07 2019

Polaroid: a queridinha da vez, mais uma vez

A câmera Polaroid, criada em 1948 pelo cientista Edwin Land, e alcançou o status de pop art graças ao artista plástico Andy Warhol, que usou o equipamento para fotografar celebridades como a cantora Debbie Harry e o ator Sylvester Stallone.  

Câmera Polaroid
Créditos: Pexels

Essa câmera tornou-se um marco dos anos 80, mas foi perdendo a relevância com o surgimento das novas tecnologias. Até que voltou recentemente e virou objeto de desejo de hipsters e fotógrafos.

Se você também adora a ideia de tirar fotos e tê-las nas mãos na hora, para usar como quiser, então este post é todo seu!

O sucesso da fotografia imediata

Um dos principais atrativos dessa câmera era a possibilidade da revelação instantânea, algo fascinante em tempos analógicos — lembrando que as comuns exigiam que você usasse todo o filme e, somente depois, levasse a um laboratório para revelar as imagens e conferir o resultado. 

Além disso, as pessoas ainda precisavam lidar com alguns imprevistos quando, por descuido, abriam a câmera antes da hora e acabavam expondo o filme à luz, perdendo todos os registros 😅.

Em tempos de câmeras digitais, que permitem que as fotografias sejam conferidas imediatamente, o apelo da foto instantânea perdeu o valor. Porém, a estética única que a Polaroid traz à imagem, além da busca por elementos retrô, fizeram com que o equipamento voltasse à tona.

Porque investir em uma Polaroid

Se você busca apenas um registro simples de alguns momentos, a Polaroid Originals pode não ser a solução ideal para você, já que seu uso tem um alto custo, afinal, as fotos não podem ser deletadas ― cada clique mal feito é um frame perdido.

Porém, se você é um amante da fotografia, assim como eu, a Polaroid é um excelente investimento. O trabalho com a luz através desse equipamento traz uma nova percepção sobre o registro de momentos e da fotografia em si, não só como forma de armazenar memórias, mas como linguagem.

Polaroids na parede
Créditos: Pexels

Além disso, a estética única que as Polaroids têm dão um toque exclusivo às fotos, permitindo que elas sejam usadas até como elemento de decoração. Quer a prova disso? Você consegue encontrar fotografias Polaroids na composição de espaços em imagens do Pinterest e no Tumblr, por exemplo.

Como aproveitar as imagens feitas em uma Polaroid

Se você gosta de imprimir suas fotos e realmente as usa colando na parede do quarto ou montando um varal com led de luz, vale a pena investir nessa câmera. Outro diferencial importante é que as imagens são realmente únicas, já que não é possível refazer a foto sem perder a impressão. Assim, você vai ter lembranças mega exclusivas dos momentos mais marcantes da sua vida 😍

Outro ponto bastante positivo é que essa câmera é muito divertida para usar com os amigos. Você pode, por exemplo, levar para uma festa e registrar imagens incríveis, com aquela estética que só a Polaroid tem.

Filmes e filtros únicos

Outra vantagem da Polaroid Originals está nos diferentes tipos de filmes. A câmera possui tanto os para a produção em preto e branco quanto para coloridas. 

Os filtros também são importantes, com cores muito peculiares que deixam qualquer foto com uma aparência mais profissional. Aplicativos como o Instagram até tentam reproduzir os efeitos, mas sem alcançar os mesmos resultados.

Esse charme é o que fez com que as Polaroids  voltassem a ser tendência, tornando-se objetos cult e do desejo de muita gente.

4 Comentários

4 Comentários em "Polaroid: a queridinha da vez, mais uma vez"

  1. Renata disse:

    A melhor coisa de ter uma polaroid é poder registrar o momento e já guardar a foto ali (ou dar de presente a lembrança). Com essa facilidade de tirar as fotos pelo celular a gente esquece como é bom poder imprimir e deixar esses momentos a vista né? 🙂

    Renata
    Rivière du Souvenir

    [Reply]

  2. Alê disse:

    Amo e tenho algumas em casa. <3

    [Reply]

  3. Sabrina disse:

    Ganhei uma recentemente da minha mãe e simplesmente amooo!
    Ótimo artigo o seu. Obrigada!!

    [Reply]

  4. Amei esse post … Sou totalmente apaixonada por polaroid ♥

    [Reply]