receitas

20 de setembro de 2016

Petit gateau fácil de chocolate com canela!

As coisas não foram fáceis desde o último post, mas definitivamente não quero falar sobre isso. Hoje venho trazer uma receita deliciosa que já devia ter vindo pro blog há algum tempo, mas como vocês sabem os dias foram corridos no último mês. Para terem uma ideia, já tenho mais 2 receitas fotografadas e prontas pra postar… A cozinha não parou por aqui, mas os posts… Hahah!

Dia 21 de agosto foi aniversário da minha mãe. Estávamos na correria da mudança e ela não queria nem botar a cara pra fora de casa, mas eu e João fizemos um jantar pra ela… Ele fez uma carne com cerveja deliciosa, e eu fiz um petit gateau de sobremesa… Ficaram deliciosos e foi ótimo o jantar! Minha tia veio também dar um abraço nela e comemorar com a gente ❤ Vamos à essa receita deliciosa, super rápida e fácil de fazer, e com gostinho de canela?

Ingredientes

 Petit gateau  fácil de chocolate com canela

Ingredientes 

  • 300g de chocolate meio amargo
  • 250g de manteiga sem sal
  • 80g de açúcar
  • Canela à gosto
  • 5 gemas e 5 claras
  • 100g de farinha de trigo
  • 1 pote de sorvete de creme

 

Modo de fazer

Massa - parte 1

Pra começar, derreta o chocolate em banho-maria. Enquanto espera esfriar, misture as gemas e o açúcar, batendo bem até ficar bem claro. Junte a manteiga e misture até ficar homogêneo. Um comentário aleatório: percebam a diferença da cor da gema do ovo caipira (a gema mais laranja- na foto, é o ovo laranja também) pros outros!

Quando o chocolate já estiver frio adicione-o à mistura – É bem importante ele não estar quente pra não cozinhar as gemas – e misture bem! Depois, junte também a farinha de trigo peneirada e misture devagar até ficar homogêneo. Por último, é só bater as claras em ponto de neve e incorporar à mistura bem devagar e com bastante cuidado. Aqui, coloquei mais ou menos 2 colheres de chá de canela, porque gosto muito de canela… Coloque a quantidade que quiser!

Massa - Parte 2

Agora, é só encher as forminhas! – aqui preciso fazer uma declaração de amor às minhas novas forminhas de silicone. Que coisa maravilhosa! Tinha uma certa resistência por pensar em colocar silicone no forno, mas agora quero todas as formas da minha casa assim. é TÃO mais fácil de desenformar! E essas pequenininhas pelo menos foram bem baratinhas (menos de 10,00 o kit com 6!!). Recomendo demais se você, como eu, gosta de fazer receitinhas assim!

Encha mais ou menos 3/4 da forminha e leve à geladeira por meia hora. Por fim, leve ao forno a 220ºc, por 7 a 15 minutos… minha dica é: deixe 7 minutos e, se ainda não tiver assado, deixe mais 2 minutos e vá conferindo assim, de pouco em pouco tempo. O ideal é assar por fora e ficar derretido por dentro! É importante lembrar também que, ao sair do forno, pelo próprio calor o petit gateau continua assando, então não dá pra fazer e deixar pra comer depois, ok? A receita rende mais ou menos 10 porções, variando de acordo com o tamanho das forminhas… Como iria fazer menos, fiz só meia receita usando 3 claras e gemas… renderam  porções e sobrou um pouquinhozinho!

Forminhas de silicone!Depois, é só servir com o sorvete e aproveitar essa delícia ❤ Fica ótimo, já fizemos várias vezes por aqui! A foto não foi das melhores, já estava escuro e nem pensei em fotografar com ele partido (dãããr Laura!!) mas acho que dá pra ter uma ideia de como fica ❤ E, como viram, é super fácil de fazer né?

Alguém aí já fez petit gateau? E quem também ama? Me contem o que acharam da receita e, se alguém fizer, por favor me conte, vou adorar saber e ver fotos! E outra coisa: alguém aí tem dicas pra fotografar receitas? Tenho tentado formas diferentes, mas sempre acho muito difícil! Hahahah… me contem o que estão achando das fotos e no que preciso melhorar!
Petit Gateau

 

Você também vai gostar

    Bolinhos de chuva
    Já que precisamos ficar em casa… bolinhos de chuva!
    Sobremesa de inverno: Torta de maçã

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

29 Comments

  • Carol Machado

    Que maldade moça, eu sou a maniaca do chocolate, me deu muita vontade de experimentar. Já imaginei aquele petit gateau quentinho cheio de chocolate dentro e com um sorvete de creme bem cremoso acompanhando, socorro preciso comer um agora hahah. Vou ver se consigo testar essa receita no final de semana. Uma dúvida, tem problema eu fazer sem canela (não sou muito fã) ou ela é muito importante pra receita?
    Beijos <3

    http://sweetcarolinee.com/

  • Liz

    Que amooor em forma de post! Sempre quis fazer mas jurava que era 5x mais dificil haha ai preciso fazer <3 amei a receira, as fotos e seu carinho em fazer pra mamis

  • Suzi Gomes

    Ain que delícia, achei que a receita fosse mais díficil , é tão gostoso !!! vou salvar aqui para fazer qualquer dia, será que acerto ? kkk obg por compartilhar, beijos!

  • Taís

    Apenas salivando muito aqui, tá com uma cara ótima! Achei bem legal a receita, fiquei morrendo de vontade de fazer, quem sabe quando tiver alguma ocasião especial, já que se eu fizer aqui em casa vou ter que comer praticamente tudo sozinha hahaha o boy não é lá muito fã de doce xD

  • Daniele

    Já tá anotado porque eu preciso testar, acredita que eu nunca nunquinha comi um petit gateou? Tô me sentindo meio etê de falar isso kkkkkkk essa receita parece ser deliciosa!

  • Graziella santos

    MALDADE COMIGO! Sou chocolatra, essas coisas me deixam tipo, COM MUITA VONTADE!
    Parece ser bem simples de se fazer guria! Eu vou procurar essas formas de silicone! Confesso que morro de medo de colocar silicone no forno também mas já que você disse que é seguro, vou testar!
    E vi que tem mais receitas pelo seu blog, guria, vou te colocar no meu Blogroll, porque AMO blogs com receitas também!
    Amei amei!

    http://chocowhovian.blogspot.com.br/

  • Erica Oliveira

    Parece muito fácil mesmo! e ficou com uma cara ótima, com esse sorvete então melhor ainda rs
    Eu nunca tentei fazer petit gateau, dizem que chegar no ponto é complicado, mas essa sua receita me parece bem simples então tentarei esse fim de semana 🙂

  • KARINE

    meldeus, que delícia! <3 <3 <3 até a massa crua dele ficou com uma cara maravilhosa, HAHAHAHAHAH mais uma receita sua que preciso tirar um tempo pra fazer aqui em casa, já disse que sou aloka dos doces, né?

  • Thaís

    Oi, Laurinha <3

    Eu de reeducação alimentar e você me posta uma receita divina dessas??? HAHAHAHAH Assim fica difícil, viu? 🙁 Eu confesso que sei fazer poucas coisas na cozinha. Gostaria de aprender, só que mais nessa linha de pratos como lasanhas mais criativas, sobremesas diferentes e tal. E oh, espero que os dias melhorem por aí, viu? Mande um parabéns atrasado de um mês para sua mamãe por mim! HAHA.
    Um beijo <3

  • Ane Carol

    Quando eu vi a palavra fácil nessa receita já ganhou minha atenção. Já tentei fazer Petit Gateau e não ficou nada bom, foi literalmente um desperdício de material. kkkk Quem sabe agora as coisas dão certo!

  • Deise Lima

    Laura, eu sou a louca das receitas! A louca apaixonada por ver receitas, na tv e na internet, mas na hora de fazer…
    Eu dificilmente boto em prática e quando boto não sou lá muito boa, rsrrsrs
    Mas deu uma vontade de danada de experimentar fazer e de usar forminhas assim, já vi vendendo por aqui e achei tão lindas, deu vontade de comprar, mas me segurei. Agora com essa receita acho que vou comprar as forminhas pra fazer.
    Um programa ótimo, ótimo de culinária e que envolve fotografia é o “Receita prática com Rita Lobo” no GNT, no final de cada receita ela arruma tudo, faz composições e chama seu parceiro fotógrafo pra fazer o clique, vale a pena dar uma conferida!
    Um abraço.

  • Ellen G.

    Já quero fazer sim ou claro? HAHAH Gente, como foram baratas essas forminhas!!! Sempre quis comprar mas não fazia ideia de que dava pra achar barato assim! Gosto de receita assim, fácil, com poucos ingredientes, pra não esquecer!

  • Clara Fagundes

    Não sou muito fã de canela… Acho que eu faria sem mesmo! Eu fiz há um tempo atrás, mas fiz com a mistura pronta e só coloquei uns chocolatinhos ralados pra dar um grau hahahahah Amo petit gateau!

  • Tatiana Castro

    OMG, Laura! Que receita top! <3
    Amooooo Petit Gateau, mas aqui na minha cidade é muito difícil de encontrar para comprar. Nunca pensei em fazer em casa. Tinha a impressão que seria muito complxo, mas eu entendi suas explicações, então, já é um bom começo… Sou uma negação na cozinha…rs.
    Beijos!
    Gatita&Cia.