18 04 2017

Tudo que você precisa saber sobre o Bullet Journal

3 Flares 3 Flares ×

Desde que postei a primeira foto do meu bullet journal lá no instagram, chovem comentários pedindo posts sobre o BuJo aqui no blog. Como o pedido de vocês é uma ordem, aqui estou eu pra falar um pouquinho dessa minha nova paixão.

Antes de qualquer coisa, sinto que preciso me desculpar pela ausência: Comecei a faculdade mês passado e ainda estou um pouco perdida com horários, rotina e tudo isso. Mas com paciência e com organização ~olá bullet journal salva vidas~ as coisas vão se ajeitando e eu volto a postar com a frequência habitual.

O que é Bullet Journal?

É uma mistura de agenda, planner, diário e o que mais você quiser que seja. Basicamente, uma forma de organizar seus dias e se tornar mais produtivo. É um caderno que você “monta” da forma que quiser e que se encaixar melhor na sua vida. O método foi criado pelo Ryder Carroll e ele explica no site que linkei no nome dele, mas vou explicar aqui também. As pessoas começaram a usar e adaptar esse método e isso foi tornando o BuJo ainda mais cheio de possibilidades.

Quais são suas vantagens?

O BuJO tem muitas vantagens, mas acho que a maior delas é o que já citei acima: Você faz suas regras! Não sei vocês, mas sempre tive um problema com agendas: Se por algum motivo não usasse uma página, me sentia culpada por deixar uma página em branco e não conseguia usar depois por ser datada. Com o bullet journal, isso não acontece! Sem contar que você pode ter uma página no meio do seu mês para anotar os filmes que você assistiu ou quer assistir, a lista de compras do mês ou um texto aleatório. E a melhor parte é ter um índice organizadinho que vai deixar fácil de você reencontrar cada página sempre que quiser.

O que preciso para fazer um Bullet Journal?

Bullet Journal - Do que preciso?
Há quem pense que você precisa de muito material, coisas caras e tudo o mais, mas o material necessário pra fazer um bullet journal é:

  • -Um caderno (tamanho, formato e tipo de páginas que você preferir)
  • – Uma caneta/lápis (cor, modelo e etc que você preferir também)

Só isso! Você escolhe o caderno, o tamanho, se será pautado, quadriculado, pontilhado ou com folhas brancas. Você escolhe a caneta ou as canetas que vai usar. Pode ser um kit de 48 cores da Stabilo 88? Pode! Pode ser uma BIC preta? Pode também!

É preciso também tomar muito cuidado: não fique achando que você precisa de um caderno específico ou da caneta X pra começar o seu Bullet Journal. Nem se iniba com tantos desenhos e caligrafias lindas que vemos pelo Instagram e Pinterest.  A ideia é se manter organizado e produtivo, a decoração é totalmente opcional e, caso você queira fazer, ela vai evoluir com o tempo. É aquela lógica de a prática leva à perfeição, sabe?

Eu comecei meu BuJo em um caderno pequeno e sem pauta. Depois de uma semana usando, percebi que não estava funcionando pra mim e mudei pra um caderno A5 pautado (o meu lindinho é da Loja Heróicas porque ele tava parado aqui desde que ganhei da loja e não tive coragem de usar de tão lindo). Me adaptei muito melhor. Comecei usando uma caneta preta “tipo Stabilo” (as minhas são da Maped e amo! Compro 1 de cada vez, são mais baratas e maravilhosas!) mas atualmente quando estou com mais pressa uso uma BIC preta mesmo. Comecei sem decorar muito, e já tô me arriscando -e me apaixonando pelo- mundo das caligrafias e desenhos.

Como faço um Bullet Journal?

Começar o bullet journal talvez seja a parte mais “trabalhosa” do método, mas nada assustador. Vou explicar aqui passo a passo como começar, e com o tempo você vai adaptando pro seu jeitinho, pra sua rotina.

1- Faça uma legenda!

Bullet Journal - Legenda

O nome Bullet vem desses símbolozinhos que são usados na organização. Tem gente que usa cores diferentes também, tem gente que tem meio milhão de símbolos. Eu preferi ficar com o básico, assim me acostumo mais rápido e só de bater o olho em uma página já tenho uma imagem de como será aquele dia. Os bullets que uso são:

  • Uma caixinha para tarefas
  • Um círculo para eventos
  • Um pontinho para notas
  • Um asterisco para marcar coisas importantes

E para sinalizar o que já foi feito, as mudanças de planos e coisas do tipo:

  • Um “Check” para tarefas/eventos cumpridas
  • Um > para eventos adiados e < para os adiantados
  • Um – no que foi cancelado

Como vocês podem ver na foto, também controlo a quantidade de água que bebo diariamente no meu BuJo, então na área de água do dia um tracinho | = 250 mL de água.

2- Faça um índice!

Bullet Journal - Índice
A principio, vai ser só uma ou duas páginas com o título “índice”. Quando você for usando as páginas vai numerando elas e voltando lá pra anotar. Por exemplo: Na página 20 você fez o planejamento de abril, então durante o mês de abril vai precisar voltar lá algumas vezes pra conferir o que tem para aquele dia/semana, né? Então coloca “Abril —– pag 20” no índice. Fez o checklist pra mala de viagem na página 24, no meio dos Daily logs (explico mais pra frente) de Abril? Anota isso no índice e sempre que precisar vai ser facinho achar esse checklist! É o índice que deixa tudo mais organizadinho e fácil de achar.

3- Faça um Future Log!

Bullet Journal - Future Log
Bullet Journal - Monthly Log
Primeiro você vai fazer um calendário dos próximos 3, 6 meses ou 1 ano – o que for mais prático pra você. Aqui você pode marcar os eventos marcados com muita antecedência, sabe? Por exemplo, em janeiro você comprou ingresso pra um show em março? Anota lá! O aniversário da sua mãe é em agosto? Anota lá! Assim não corre o risco de esquecer nada.

Eu faço também, no início de cada mês, um “Monthly Log”, onde eu anoto as coisas mais especificas daquele mês: Consulto o Future Log, vejo o que tenho programado naquele mês e vou marcando nesse planejamento mensal as coisas como trabalhos e provas da faculdade, trabalhos de fotografia e coisas do tipo. É mais pra o Future Log não ficar muito confuso e poluído. Nessa página anoto também metas do mês, pra no final do mês voltar e ver o que consegui cumprir e o que passou ❤

4- Faça “caixas de entrada” ou “Daily Logs”

Bullet Journal - Daily Log/ Caixa de entrada
Por fim, vem a parte mais “cotidiana”, que exige mais esforço pra criar uma rotina: Todo dia você vai planejar seus dias no Daily log. Na noite anterior ou no dia de manhã você reserva 5 minutinhos pra pensar em todas as tarefas, eventos, tudo que deve ser feito naquele dia. Então você anota – usando os símbolos- e durante o dia, quando você for resolvendo aquelas tarefas e etc vai dando “check” no seu BuJo. Tem gente que prefere fazer um layout semanal pra não precisar limitar por dias, então só vê o que precisa ser feito naquela semana… Vai do que você prefere e se adapta melhor. A ideia é ter uma visão rápida e prática do que precisa ser feito.

Muita gente faz varios “Trackers” diferentes, pra controlar horas de sono, filmes e séries assistidos, livros, esse tipo de coisa. Por enquanto estou só controlando a quantidade de água que bebo todo dia e faço isso no daily log mesmo. Uma coisa que eu adoro nesse daily log é que não tem limite de linhas: Eu escrevo tudo que preciso, quando acaba aquele dia faço uma separação e começo o dia seguinte. Sem aquele desperdício de folhas que citei ali em cima com as agendas!

É isso! Simples assim! Hahahha, na verdade eu sei que no começo pode parecer um pouquinho complicado… Mas quando você para de adiar e põe a mão na massa percebe que com meia horinha pra começar tudo e menos de 5 minutos por dia você se torna muito mais organizado e produtivo, é sensacional! Eu não abro mão do papel e caneta pra me organizar, antes fazia só um “checklist” e o método do Bullet Journal me ajudou muito!

Agora me contem nos comentários: Vocês já conheciam o bullet journal? O que acharam? Já fazem ou tem vontade de fazer? O que te impede de começar? Vamos conversar! ❤

3 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 3 Email -- 3 Flares ×

Laura Nolasco, 18 anos, Belo Horizonte- MG. Blogueira, fotógrafa, estudante e viciada em papelaria. Dessas pessoas que sonham em viajar o mundo inteiro só com uma mochila nas costas.

10 Comentários

10 Comentários em "Tudo que você precisa saber sobre o Bullet Journal"

  1. Ju Garzon disse:

    Adorei o seu bullet journal! Também uso, mas o meu é beeem simples – sabia que se fizesse algo muito elaborado me sentiria pressionada e esse não é o objetivo, né? Adoro esta técnica de organização justamente por ser totalmente personalizável e flexível.

    Beijos,
    Ju
    http://madamebr.com

    Responder

    Laura Nolasco disse:

    @Ju Garzon, Obrigada!
    Eu comecei bem simples também e aos poucos fui acrescentando coisas, é perfeito!
    Beijos!

    Responder

  2. Stéfhanie disse:

    Adoro o bullet jounal e a forma de centralizar todas as coisas da nossa vida nele! Quando escrevo no meu me sinto como se estivesse esvaziando a mente e colocando tudo em seu devido lugar.

    O seu ficou uma graça!

    Um beijo

    Responder

    Laura Nolasco disse:

    @Stéfhanie, Sim, adoro isso também!
    E sinto o mesmo quando escrevo no meu!
    Obrigada,
    Beijos!

    Responder

  3. Adorei o post, Laura, super completinho! Venho tentando descobrir qual a melhor forma de usar o meu bujo (não me dou bem com layouts com dias separados e nem semanas) mas tem sido bem legal pra minha organização pessoal. Tô amando e não abro mão!

    Responder

    Laura Nolasco disse:

    @Wanila Goularte, Obrigada, Wanila <3
    Eu funciono muito bem com metas mensais (o que tenho que fazer naquele mês) e layouts diários mesmo... Também to amando!
    Beijos,
    saudades!

    Responder

  4. KARINE disse:

    bujo é amor ♥ eu também comecei a fazer, pensando em deixá-lo o mais simples possível, mas agora tenho tentado criar algumas coisas ~diferentes e tô gostando bastante. isso dele ser adaptável é certamente a melhor coisa de todas!

    Responder

    Laura Nolasco disse:

    @KARINE, siiim!
    Hahahha é ótimo ir “evoluindo” ele com o tempo… E essa liberdade é sensacional mesmo!
    Beijos!

    Responder

  5. Joana Lima disse:

    Olá Laura, Boa Noite !!!! Como vai ?

    Laura, eu estou adorando visitar seu blog, e ler os seus posts…. São muitos legais, e interessantes…. Sempre estou passando aqui para desfrutar de seus posts…..

    Parabéns !!!!

    Posso compartilhar este artigo no meu Facebook ?

    Visite Meu Site : http://www.apostandonaloteria.com.br/

    Responder

  6. Lu disse:

    Tentei usar o bullet journal algumas vezes mas não me adaptei. Acho que o método do rapid logging não é pra mim. E como estou na faculdade, preciso trabalhar com prazos muito extensos: o que significava ter que pensar no daily log por meses a frente! Acabou ficando meio exaustivo pra mim.
    Mas o que eu fiz que tem dado certo foi aplicar as legendas à uma agenda normalzinha mesmo. Dessa forma eu consigo saber exatamente o que eu fiz ou não naquele dia, o que ficou pra outro e por aí vai.

    Abraços!

    Responder