Warning: call_user_func_array() expects parameter 1 to be a valid callback, function 'theme_prefix_enqueue_script' not found or invalid function name in /home/ameninad/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php on line 286
13 12 2018

Ideias legais para tentar no seu Journal

Ideias legais para tentar no seu Journal - Donna Rita Ateliê

Desde que comecei a usar o Bullet Journal e principalmente depois do Creative Journal comecei a colecionar ideias de coisas que podia fazer pra exercitar minha criatividade. Sempre gostei de fazer as páginas temáticas para cada mês mas não fazia sentido ficar só nisso, né?

No último post perguntei o que queriam ver e muitos me pediram pra falar sobre de onde vem a inspiração pra fazer cada página, então resolvi trazer não somente um, mas dois posts: Aqui vou dar algumas ideias de páginas e coisas que você pode fazer no seu caderninho criativo e no último post indiquei pessoas que me inspiram através de seus blogs, canais, instagrams e etc. Se ainda não conferiu esse último post, já abre aí numa nova aba pra depois que terminar de ler esse, garanto muita indicação legal!

Vale lembrar que aqui uso o termo Creative Journal porque é a forma que nomeei meu caderninho, um jeito de me lembrar da intenção dele… Mas as ideias são válidas também pra quem é adepto aos Art Journals, Bullet Journals e qualquer coisa do tipo. Também acho válido fazer em páginas soltas se você não tem um caderninho do tipo, é claro, mas acho que ter um objeto que reúne seus exercícios criativos é uma forma bem legal de acompanhar seu desenvolvimento e de reunir suas obras <3

Ideias de páginas para seu Creative Journal

1- Morning Pages (ou “páginas matinais”)

Inspiração Journal Donna Rita Atelie

Muita gente tem um caderno só pra isso, e foi o que tentei fazer. Deu certo por umas duas semanas e aí depois acabei desistindo, mas ainda quero muito voltar. Conheci a ideia no blog da Maqui e funciona assim: Todo dia de manhã, logo depois de acordar, você senta e escreve 3 páginas. Pode ser sobre qualquer coisa. Pode ser até um “blábláblá não sei o que escrever aqui“. Aí você vai escrevendo todo dia, sem filtros, só deixando rolar… E isso te ajuda a organizar seus pensamentos, treinar a escrita, colocar ideias no papel… Pra mim a parte que mais gostei foi que sentia que era uma forma de “limpar” minha mente antes de começar o dia. Sempre acordo agitada pensando em tudo o que preciso fazer e acabo ficando paralisada, mas as Morning Pages ajudavam a “desenrolar” os pensamentos todos e iniciar meu dia com mais clareza. Preciso voltar urgentemente.

2- MoodBoards

Caderno pontilhado Donna Rita Atelie Journal inspiração

Esses chamaram muita atenção de vocês quando postei sobre meu creative journal: Os moodboards são uma ideia que peguei de programas de TV sobre design de interiores, hahahah… Não sei se tem outro nome quando é feito assim no papel. Basicamente é uma reunião de elementos relacionados a um projeto que pode incluir paletas de cores, referências, palavras chave, texturas e coisas do tipo. Tenho usado de duas formas: Para meus ensaios de fotografia e para meus meses. Pode parecer estranho colocar “meses” depois de dizer que são ideias para um projeto, mas gosto de pensar nos meses como um projeto sim… Afinal, assim começo cada mês sabendo em que preciso ou quero focar, quais as coisas estão me deixando mais animada, quais partes da minha vida quero colocar em evidência… É um exercício de visualização bem legal e tem dado muito certo por aqui.

3- Desenhe! 

Caderno pontilhado Donna Rita Atelie Journal inspiração

“Mas Laura, eu não sei desenh….” Eu nem vou te deixar terminar essa frase. Você não precisa ser o ~coloque aqui seu artista favorito na história da humanidade~ pra pegar um lápis e rabiscar o papel. Aliás, deixa eu te contar um segredo: Foi exatamente assim que seu artista favorito e todos os outros começaram. Não adianta vir aqui nos posts dizer que você não consegue fazer um caderninho bonitinho se você nunca tentou, da mesma forma que não adianta vir me contar que você não sabe desenhar se você só conseguiu desenhar um bonequinho palito 10 anos atrás, se frustrou e nunca mais tentou mais nada. O desenho não precisa ser uma obra de arte digna de museu, você não vai participar de nenhum concurso de arte com ele… É simplesmente uma brincadeira e uma forma de colocar as mãos e  criatividade pra trabalhar. Se você realmente quiser virar um desenhista incrível (lembrando: você não precisa!!) fazer o primeiro desenho – mesmo que seja um bonequinho palito – parece um bom primeiro passo.

Não sabe o que desenhar?? Aqui vão algumas ideias: (1) Tente imitar um desenho que você goste bastante (se for postar, lembre de dar os creditos pro autor hein?) ; (2) Desenhe a cena mais completa que conseguir imaginar: claro que vale voltar aos velhos tempos e desenhar uma casa com a família-palito no jardim com nuvens e flores e uma árvore menor que a casa e o sol e uma borboleta… Ou uma cena sangrenta de crime. Aí é com você. (3) Tente fazer um desenho sem tirar o lápis do papel, com 1 único traço! (4) Desenhe o que você vê daí de onde você tá sentado… Ou um comodo da sua casa, ou a vista da janela… Com o máximo de detalhes possível! (5) Pesquise desafios de desenhos! Tem vários bem legais nesse nosso mundão chamado Internet.

Nesse da foto que fiz no meu caderninho eu comecei desenhando a parede da minha sala e acabei tendo uma ideia de decorar ela… mostrei pra minha mãe e no fim das contas vamos fazer! hahahah foi muito legal isso.

4- Colagens

Caderno pontilhado Donna Rita Atelie Journal A Menina da Janela

Esse tópico é algo que estou começando a usar agora. Você pode usar a colagem junto com outras ideias (no moodboard ela tem um papel gigante!) ou fazer uma página só de colagens bem diferentonas. Eu ainda não experimentei essa segunda forma, mas tô morrendo de vontade de fazer em breve… lógico, quando fizer eu venho aqui mostrar pra vocês!

5- Brainstorms e listas

Caderno pontilhado Donna Rita Atelie Journal inspiração

Senta e escreve. Eu gosto de definir por exemplo: um número de coisas e um tópico, por exemplo, 15 lugares que quero visitar. A partir daí, o que vier na cabeça vai pro papel: não importa se é uma cafeteria do bairro ou um país do outro lado do mundo… Não importa também se eu nunca pensei sobre querer ou não visitar aquele lugar: veio na cabeça, vai pro papel. Escrever “sem filtros” assim é uma forma muito legal da gente se conhecer melhor. Outra dica legal é fazer isso com metas: “10 metas para 2019” – escreve tudo que vier na cabeça, sem pensar se é possível ou não. Depois de concluir a lista você deixa ela lá quietinha e volta uns dias depois pra avaliar o que realmente quer, o que faz sentido, o que foi só uma loucurinha momentânea da sua mente…

 

Essas são minhas dicas! Agora só falta você comprar um caderninho bem lindo da Donna Rita (o meu é o caderno pontilhado!) ou desenterrar aquele caderninho que você tem guardado há anos na gaveta e colocar a mão na massa pra começar ser journal! Como eu já disse, você não precisa fazer nada lindo ou perfeito… só precisa parar de achar que não consegue, ir lá e fazer! Se você quer um dia fazer algo lindo e super elaborado, só precisa começar – mesmo que com bonequinhos palito!

 

1 Comentário

1 Comentário em "Ideias legais para tentar no seu Journal"

  1. Claudia Hi disse:

    Adorei as ideias Laura. Eu não me adaptei com o tradicional bujo nem com as morning pages. Acho que sou mais dessas que gosta de fazer colagens sem pretensão nenhuma rs Vou tentar!

    [Reply]