29 06 2017

6 dicas que você precisa saber para economizar dinheiro

Seja porque a grana tá curta ou porque você quer juntar um dinheiro pra algum objetivo específico, todos nós meros mortais precisamos de vez em sempre quando economizar uma graninha e é sempre ótimo descobrir novas formas de fazê-lo, não é? Pensando nisso reuni minhas 6 principais dicas focadas em economizar na hora das compras. Vamos à lista?

Dicas para economizar na hora das compras

– Pense se é realmente necessário comprar aquilo 
Essa dica é a mais básica, e até meio óbvia não é? Mas muitas vezes a gente compra as coisas por impulso e acaba gastando sem necessidade. Uma dica dentro dessa dica é: anote tudo o que você precisa comprar – não só na hora de ir comprar. Ande com a listinha no seu celular ou agenda. Assim, se você encontrar uma meia legal na vitrine daquela loja, vai poder conferir se meia é algo que você precisa. Na hora das compras também ajuda a ser mais focado e não levar coisas só porque “tá em promoção”.

-Frequente feirinhas
Sempre gostei de comprar roupas e acessórios na Feira Hippie de BH (Feira de artesanatos que acontece aos domingos na Avenida Afonso Pena, pra quem não é daqui) e, com o tempo, percebi que economizo bastante fazendo isso: As vezes a mesma roupa em uma loja tradicional custaria bem mais caro. Já tive a experiência também em cidades do interior: comprar em uma feirinha de rua um queijo BEM mais barato que compraria em lojas ou supermercados.

-Vá a bazares e brechós
Essa é uma dica que quero praticar mais, mas preciso descobrir alguns em BH. (Quem sabe não vira uma série de posts?). Muita gente tem preconceito e vem com o discurso de que a roupa carrega a “energia” do antigo dono e etc. A minha dica é: lava, bota no sol pra chegar, acende uns incensos se achar necessário. Você vai estar consumindo de forma mais consciente E ainda economizando.

-Clubes de fidelidade
Muitas marcas tem clubes de fidelidade que funcionam de uma forma bem simples: Você se cadastra no site e recebe no seu e-mail notícias dos lançamentos em primeira mão E… Descontos exclusivos! Não é incrível? Alguns desses clubes dão até presentes na data do seu aniversário, por exemplo!

Cupons de desconto
Tem sites incríveis que disponibilizam cupons de desconto gratuitos de varias lojas e restaurantes. Além disso, muitas lojas menores que tem parceria com blogueiras disponibilizam cupons pras seguidoras delas… Pra essas só procurar no google “loja x cupom de desconto” que você descobre blogs parceiros da loja (se ela tiver) e economiza um pouquinho. Dica dentro da dica: Se você  não é fã de comprar roupas ou sapatos na internet, para as lojas maiores você pode ir na loja física, experimentar, descobrir o tamanho certinho pra você, anotar o nome da peça e… comprar online! Assim não tem erro e você consegue usar os cupons de desconto! (Veja se o frete não fica mais caro que o desconto!)

-Mande fazer!
Essa é uma dica bem de mãe, mas muita gente se esquece e é sensacional: viu aquela roupa super linda e cara na loja? Decore o modelo dela, compre o tecido, encontre uma costureira e mande fazer! É claro, muitas vezes você não vai encontrar a mesma estampa e etc, mas pode encontrar um tecido melhor, uma estampa mais bonita ainda, feita sob medida pra você… E além de tudo vai estar ajudando a costureira!

Essas são as minhas dicas simples para economizar! E vocês, o que fazem quando precisam juntar uma graninha? Vamos compartilhar as dicas!

Me contem o que acharam do post e o que acham de uma série de posts visitando brechós de BH, ok?

7 Comentários

7 Comentários em "6 dicas que você precisa saber para economizar dinheiro"

  1. Júlia disse:

    Infelizmente frequentar brechós, ter cartões fidelidades e ir em feirinhas não podem ser uma realidade minha por morar em cidade pequena 🙁
    Não costumo muito comprar pela internet, mas se tem uma coisa que eu faço é ir na costureira. As vezes copiou roupas das vitrines caras da minha cidade, as vezes levo inspirações do pinterest ou converso com a costureira um estilo de roupa que eu imaginei e na maioria das vezes parece que ela tirou copia da minha cabeça ♥
    Pra mim, de todos os itens esse é o melhor!!!
    Adorei o postttt (como sempre)

    Beijãaaao ♥♥
    Juba

    [Reply]

    Laura Reply:

    Sobre os brechós e feirinhas eu entendo, mas os clubes de fidelidade que participo são todos online! As marcas Quem Disse Berenice? e The Beauty Box por exemplo tem uns bem legais… Se você criar o hábito de comprar online algum dia experimente!
    E que ótimo que gostou dessa dica! Quero muito começar a praticá-la, mas aqui em BH nunca acho uma costureira que faça peças do começo… A maioria só faz reparos, sabe?
    Beijos!

    [Reply]

  2. yasnaya disse:

    Como já fui compulsiva, do tipo Becky Bloom, minhas atitudes têm que ser bem anteriores ao pensamento de compra.
    Não sigo blogueiras, não assino newsletters de loja alguma, não entro em loja que tem o nome LIQUIDAÇÃO/OFF, só levo em dinheiro o posso gastar, quando levo cartão fico feliz, agora, de apenas comprar o que preciso.

    Eu tenho transtorno de ansiedade, do tipo que preciso parar e respirar porque senão o coração não para de acelerar, sem motivo, apenas ansiedade; então em busca de prazer, eu usava as compras pra me acalmar, só que depois me ferrava né, sem ter como pagar tudo.

    Hoje, posso dizer que estou bem melhor, é uma batalha diária, mas eu progredi bastante. Ainda faltam alguns degraus, mas vou chegar lá. O maior deles, nem é economizar, é guardar dinheiro. Vou tentando.

    Adorei o post, é preciso ter muita consciência.

    xoxo

    [Reply]

  3. ótimas dicas Laura! Mandar fazer roupas ou mesmo visitar feirinhas e brechós são realmente ótimas formas de economia!
    Beijão

    [Reply]

  4. Economizar é a palavra da minha vida hahahahaha, todas as dicas super aplico unico clubes de fidelidade faço parte é do Palmeiras e do Smiles para viajar então, agora repensar de comprar já evitei 99% de compras do ano passado pra cá com esse pensamento ótimo post.

    Beijos da Cih | Nem Rock Nem Roll

    [Reply]

  5. Clayci disse:

    Laura eu amei essas dicas.
    Mandar fazer é a melhor opção não só para economizar, mas tbm para valorizar a mão de obra <3

    [Reply]

  6. cintia disse:

    eu preciso ir conhecer alguns brechos, ainda nao tive a oportunidade de conhecer algum legal. adoro feirinhas
    sou bem consumista, mas to tentando melhoras haha

    [Reply]