52 weeksBullet journal

21 de maio de 2020

Se você já me acompanha por aqui ou pelo Instagram há mais tempo, com certeza já pensou no bullet journal quando leu esse título. Mas a verdade é que o BuJo é só uma das ferramentas que uso pra me organizar, e hoje vim falar um pouco mais sobre isso.

Bullet Journal

Organização e planejamento são assuntos que gosto muito, e fiquei muito empolgada quando vi que esse era o tema 2 do 52 weeks. Já vou adiantando que nem sempre fui adepta ao planejamento, às agendas e coisas do tipo, mas depois que viraram hábito pra mim, percebi que me ajudam muito a fazer tudo que preciso e tirar planos do papel.

Também acho válido comentar que sempre adapto esses métodos e faço tudo se encaixar melhor pro meu dia a dia.

Como organizo minha rotina?

Bom, divido minha organização em duas partes: “vida pessoal” e trabalho. Vou explicar um pouco melhor cada uma delas.

Organização da vida pessoal e faculdade

Já falei muito sobre o meu bullet journal de 2020 por aqui, e não mudou muita coisa desde então. Basicamente, organizo minha rotina fazendo páginas mensais e semanais.

Nas mensais, registro meus compromissos e metas do mês, aniversários de amigos, feriados e outras datas importantes. Nas semanais, faço listas de tarefas pra cada dia.

Nessas listas gosto de ser bem específica e coloco mesmo coisas rapidinhas mas que não posso ou não quero deixar de fazer. Também sempre pego pelo menos uma coisa relacionada às metas mensais e encaixo no planejamento das minhas semanas.

Organização da rotina vida pessoal e faculdade

Mesmo com a quarentena reduzindo os compromissos (e, no meu caso, cancelando as aulas), tenho mantido bastante disso e tentado adiantar projetos, aprender coisas novas e organizar isso. Acabo me sentindo melhor assim, fazendo coisas e tirando o foco desse momento caótico que vivemos.

As coisas da faculdade entram aqui também, e as do blog e do meu trabalho como fotógrafa. Basicamente, tudo que faço quando não estou no estágio, porque assim fica fácil visualizar tudo que tenho pra fazer no tempo que tenho disponível e definir prioridades.

Organização da rotina de trabalho

Como tenho um horário definido para o trabalho no estágio e como faço muitas coisas por lá, acabei preferindo separar a organização. Para isso, uso o Google Agenda e, principalmente, o Asana.

No Asana, criei quadros coloridos pra cada tipo de tarefa que faço (por exemplo, “textos para revisar”), e aí vou adicionando uma tarefa para cada texto. Dessa forma, quando olho meu calendário fica tudo coloridinho e fácil de visualizar, entender em que etapa do processo cada texto está, quais são minhas prioridades da semana.

Organização da rotina de trabalho

Um extra do Asana é que ele é todo bonitinho e tem atalhos que fazem aparecer gatos na tela. Ele também faz desenhos fofinhos (tipo uma baleia com um arco-íris) passarem voando pela tela as vezes quando concluímos uma tarefa.

Ok, isso não é nenhuma vantagem pra organização, mas quem não fica muito feliz e motivado com gatinhos e baleias-ou-unicórnios-ou-gatos-ou-iétis voadores de repente?

No Google Agenda ficam marcados os compromissos como reuniões, datas comemorativas e coisas do tipo. E, como boa amante do analógico que sou, também tenho um caderninho pra detalhar melhor algumas tarefas, anotar coisas que aprendo ou que preciso estudar, lembretes rápidos e coisas assim.

Home Office Letras

Como você organiza sua rotina?

É basicamente assim que organizo minha rotina! Tenho feito assim desde o final do ano passado e funciona super bem pra mim, mas passei por muitas adaptações pra chegar nesse formato.

E vocês, quais ferramentas usam pra organizar suas rotinas? Me contem aqui nos comentários!

Você também vai gostar

    Minhas canetas preferidas para o bullet journal
    Meu bullet journal de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 Comments

  • K.

    desde que comentou sobre os gatinhos no asana eu tô com vontade de testar essa plataforma, HAHAHAH adorei o post, acho muito útil unir o melhor do analógico com o mundo digital pra criar uma rotina que funciona pra gente ♥

  • Natalia

    Eu me organizo no bom e velho papel hahaha tenho o planner semanal, o mensal e o habit tracker somente. Tentei diversos aplicativos mas não me adaptei a nenhum não sei por que.

  • Bárbara

    Acho lindoooo que tem toda essa organização analógica e digital, caderninhos e bullet journals, e até tentei ter um, mas não foi pra frente. Pra mim colocar as coisas no google agenda já resolve, e acredite se quiser, eu simplesmente “anoto” as coisas mentalmente, então sei que amanhã tem que fazer tal coisa, na quinta outra coisa, e assim vou indo…

    • Laura

      @Bárbara, Hahahah, eu nunca soube lidar bem com o agenda por não conseguir dar “check” nas coisas lá kkkk
      Eu também “anotava” tudo mentalmente, mas chegou um momento q isso começou a me deixar mega ansiosa, aí o bujo foi ótimo <3
      Mas é isso né, é ótimo ter várias opções e encontrar o que funciona melhor pra gente <3

  • Alê

    Minha ferramenta é analógica, o famoso bujo. Mas nem sei se uso do jeito correto e direto esqueço de anotar as coisas lá hahahhah Ou seja, funciona de modo meio caótico por aqui.