Bullet journal

12 de janeiro de 2021

Desde que comecei a fazer meu bullet journal, lá no finalzinho de 2016, sempre trago um pouquinho dele pra mostrar por aqui.

No ano passado, mostrei meu setup do bullet journal de 2020 e foi um post super acessado, muita gente trocou ideias sobre ele comigo e adorei a experiência… por isso, resolvi mostrar como comecei meu bullet journal de 2021 também!

Meu bullet journal de 2021

Começando pelo começo: os materiais. É sempre bom repetir que você só precisa de um caderno e uma caneta pra começar, mas que eu gosto de coisa cheia de frescura então tenho muito material.

Material: caderno e canetas

O caderninho que escolhi pra esse ano é esse roxinho da Cícero que comprei numa promoção da Black Friday. Confesso que só me rendi à marca porque não tinha como ir até uma loja física comprar um caderninho da Redoma igual o que usei ano passado e não achei dele online.

O da Cícero é bom, mas acho que o papel pólen dele é um pouco mais fino que o marfim da Redoma, e por isso marca mais o verso da folha.

Bullet Journal 2021

As canetas ainda são as mesmas que comentei no meu post sobre as minhas canetas favoritas, então se você ainda não conferiu, corre lá. Só tem alguns adicionais: cores novas da Pentel touch e um kit de brushs da Faber Castell que ainda usei pouquíssimo.

Outra coisa que provavelmente vou usar muito ao longo do ano são adesivos: comprei vários nessa lojinha da Shopee e, apesar de eles não aparecerem nas fotos aqui, já tão sendo muito usados nas minhas páginas de janeiro. Vocês querem que eu mostre um pouco deles aqui depois?

Páginas anuais

Bom, agora vamos pro setup em si, né? Não fiz muita coisa diferente, mas vou explicar um pouquinho de cada coisa:

Começando pela página inicial: sempre gosto de ter algo bonitinho logo de cara, mas há muito tempo desencanei de querer ter algo perfeito porque sempre me fazia travar. Tentei fazer algo bem simples e escolhi esse ~design~ por ter folhinhas, algo que tenho usado muito no meu bujo.

Seguindo no tema ~folhinhas e desenhos botânicos~, em seguida vem minha página “key” e uma página com meu nome que fiz só porque senti falta de algo assim hahahahah

Faz 4 anos que uso bullet journal com exatamente os mesmos símbolos, mas não gosto da ideia de abandonar essa página porque acho bonitinha e acho que ajuda a dar aquela “carinha” de bullet journal. A florzinha é uma das que aprendi num vídeo da Jordan Clark.

Em seguida, fiz essa página de “grid spacing” que, basicamente, é uma colinha dos tamanhos das principais divisões que faço no bullet journal. Ano passado eu tinha feito ela também, mas tinha ficado meio bagunçada e esse ano curti bem mais. É uma página que considero super útil porque uso quase toda semana.

Ao lado, o index, que ainda não consegui abrir mão apesar de usar pouquíssimo. Dessa vez usei só 1 página pra ele, assim anoto só coisas diferentes mesmo.

Em seguida, a minha palavra do ano: CORAGEM, bem do lado da página com o calendário. Coloquei elas lado a lado porque uso muito a página de calendário, então sempre vou ver a palavra do ano e manter ela em mente.

Na página da palavra do ano, coloquei alguns significados, citações e coisas sobre ela que fazem sentido pra mim. Ficou meio que uma bagunça a página, mas eu não ligo muito.

O calendário fiz igual ano passado: bem coloridinho, porque acho fofo o visual dessa página assim.

Uma mudança desse ano está no meu future log: espremi ele inteiro em uma página, já que nos anos anteriores eu anotei alguns aniversários e datas importantes mas sobrou muuuito espaço.

Achei que ficou uma quantidade de espaço bem legal pra cada mês, um aproveitamento de espaço muuuito melhor que no ano passado. Mantive o coloridinho do calendário, mas com umas folhinhas só pra fazer um charme mesmo.

Eu sempre faço uma página de “metas e conquistas”, e dessa vez deixei ela bem clean, só com os “títulos” em uma colagem com post-it preto e papel kraft.

Gosto de manter essa divisão assim porque na parte de “conquistas” eu coloco aquelas coisas que nem tavam nos planos, mas rolaram, sabe?

Do lado, fiz uma página de metas profissionais, com a logo do meu negócio de fotografia e depois fiz só ‘setinhas’ ao redor com as metas. Isso é algo que fiz mais no meio do ano em 2020 mas que gostei muito também.

Continuando na vibe de ~coisas que quero~, fiz um projetinho que também rolou ano passado: 21 coisas em 2021. A pandemia atrapalhou muitos dos itens da minha lista de 2020, mas esse ano escolhi algumas mais simples e que dá pra fazer de casa.

A diferença dessa página pra de “metas” é que aqui tem coisas mais práticas e pontuais, por exemplo: fazer 1 tattoo, fotografar com analógica, ir em tal lugar, etc, enquanto nas metas coloco planos maiores.

Do lado, aquela listinha de “quero / preciso” que me ajuda a priorizar meus gastos e me organizar melhor financeiramente. Usei esse desenho das luazinhas que apareceu ano passado na minha primeira página porque não consegui desapegar dele hahah

Essa foi minha página favorita de 2020. Fui imprimindo as fotos em casa, mesmo que sem muita qualidade, mas no fim das contas consegui uma página de memórias super legais! Por isso, resolvi repetir a dose e mantive até o layout. Se quiserem ver como ficou a do ano passado, em breve vou postar lá no meu instagram!

Essa é uma página nova. Faz um tempo que tenho estudado muito Wicca e bruxaria e faço anotações sobre em um outro caderno, mas escolhi trazer essa página pra cá.

A ideia é escrever algo breve sobre cada um desses sabbats no dia/semana que eles ocorrem, uma forma de celebrá-los ainda que só com uma meditação e escrita breves.

Do lado da página de bruxaria, não podia ser outra coisa, né??? Meu calendário menstrual! Repeti o útero florido do ano passado porque me apaixonei por ele!

É uma das páginas mais importantes do bujo pra mim e fiquei muito satisfeita com ela dessa vez.

Por fim, fiz uma página pra listar os livros que quero ler no ano (a ideia é ler pelo menos 12, coisa que fiz bem tranquilamente ano passado) e ideias de posts também, com o mesmo layout da página de metas e conquistas, e uma página com um quote pro ano.

Se você tá craque no inglês e prestou atenção, rolou um errinho ali e esqueci o ‘h’ no “where” hahahah… Depois eu corrigi isso colocando ele esmagadinho ali mesmo, é a vida…

Escolhi esse quote pra me lembrar de focar mais nas coisas que quero e deixar de lado coisas que não importam ou não me fazem bem.

Como você vai se organizar em 2021?

Esse foi o meu setup! Eu amo o começo do ano pra fazer todas essas páginas, repensar e repriorizar todo meu bullet journal. Agora me contem: como vocês vão se organizar em 2021? Planner, bullet journal, agenda, digital?

E se você é do time do bullet journal, me conta aqui o que achou dos meus spreads e se faltou algo que é importante pra você!

Você também vai gostar

    Minhas canetas preferidas para o bullet journal
    3/52 – Minha wishlist

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comments