24 01 2020

Meu bullet journal de 2020

Faz 3 anos que escrevi aqui um guia sobre bullet journal, e 4 anos que comecei a usar o método. Pode parecer clichê, mas é algo que realmente mudou minha vida e falar sobre isso me deixa sempre muito animada.

Bullet Journal 2020

Hoje vim mostrar meu caderninho pra 2020, relembrar algumas coisinhas e explicar como estou pensando em usar cada parte do meu setup. Vamos lá?

Meu bullet journal para 2020

Quem me segue no Instagram já viu bastante coisa — tenho tentado aparecer por lá mais frequentemente, mas senti saudade de escrever e mostrar minhas coisinhas por aqui também. ❤️

Além do mais, acho que é legal colocar aqui e manter um registro. Vi agora as fotos do meu primeiro post sobre bullet journal e fiquei muito feliz de ver minha evolução!

Vamos começar pelo que estou usando:

Material para o bullet journal

Vale sempre lembrar que tudo que você precisa é de um caderno e um lápis ou caneta, né? Quando comecei, eu usava um caderno pautado e canetinhas, mas acabei me empolgando e, com os anos, colecionando materiais diferentes pra usar. Aqui vão algumas das coisas que vão aparecer nas fotos:

  • Caderno A5 pontilhado da Redoma
  • Caneta Pentel Energel 0.5
  • Brush pen Pentel Touch
  • Marcadores Stabilo, Faber Castell e Cis Lumini pastel
  • Brush pens Bismark
  • Lápis, borracha, régua

Agora, vamos às páginas…

Bullet Journal cover / capa

Comecei com uma capa bem simples, com meu nome, o ano e informações de contato. É uma página bem simples, mas sempre gosto de ter algo diferente nesse começo. Pra esse ano, escolhi as fases da lua. Bem simplezinho, mas amei muito o resultado!

Palavra do ano no bullet journal

Pela primeira vez, escolhi também uma palavra do ano. Não tô achando a página perfeita ainda — quero tentar colocar mais algumas coisas, deixar visualmente mais legal.

Escolhi a palavra confiança para ser uma espécie de foco do ano porque várias ocasiões no fim de 2019 me mostraram que é algo que realmente preciso trabalhar em mim, então… Nada melhor que ter no comecinho do meu bujo. ❤️

Começando o bullet journal

Em seguida, vem as páginas tradicionais do método bullet journal. Coloquei junto uma página inspirada na Amanda Rach Lee que tem as medidas e divisões certinhas para facilitar na hora de fazer outras páginas, e achei incrível porque já está me ajudando muito!

Se você é novo nesse negócio de bullet journal, eu explico: o index é realmente um índice, um guia para você saber onde está cada coisa. Você numera todas as páginas do seu bullet journal e coloca as coisas importantes aqui para ficar mais fácil de achar.

É uma parte que uso bem pouco, então deixo só duas páginas para isso e raramente uso tudo. Em todos esses anos, não fiquei tão satisfeita ainda com esse layout, então continuo tentando coisas diferentes.

Já a Key é uma legenda dos símbolos que você usa para se organizar no bullet journal. Eu uso os mais básicos mesmo. Esse desenho de flor foi inspirado em um que vi no Pinterest, e eu amei o resultado final dessa página!

Planejamento para o futuro

As próximas páginas são visão geral do ano. Eu fiquei apaixonada com o tanto que essas páginas ficaram fofas e coloridas.

Troquei a ordem das fotos, mas no caderninho vem primeiro o year at a glance, que é basicamente um calendário, e depois o future log, no qual anoto os compromissos dos próximos meses.

Nos últimos anos eu tinha feito primeiro só o do 1º semestre e, em junho, fiz o do 2º. Mas ano passado em junho não tive tempo pra nada e me baguncei toda, então achei melhor já fazer os dois de uma vez esse ano.

Bullet Journal: metas, conquistas e 20 em 2020

Depois vem uma das páginas que mais gosto de olhar no fim do ano: a de metas e conquistas! Aqui listo as coisas que quero fazer durante o ano e vou dando o check quando consigo. ❤️

Já na parte de conquistas escrevo aquelas coisas incríveis que acontecem e que eu nem planejava! Ano passado, por exemplo, o meu estágio no Letras entrou nessa parte.

Na página do lado, fiz um projetinho naquele tipo clássico que eu gosto: 20 coisas em 2020! Na foto a lista ainda estava incompleta, mas agora já consegui completar tudo e acho que vou fazer um post pra mostrar depois!

Coleções no bullet journal

Muita gente gosta de fazer coleções no bujo para controlar várias coisas: livros, filmes, séries e tudo mais que você imaginar. Já tentei usar isso algumas vezes, mas a verdade é que eu sempre termino o ano com essas páginas em branco.

O legal do bullet journal é isso: como não deu certo nos últimos anos, é só mudar! Dessa vez, mantive poucas coisas:

Ideias de temas bullet journal

Fiz uma página para ideias de posts aqui pro blog (pra tentar voltar a ser ativa de verdade por aqui!) e uma com ideias de temas pros meses do bullet journal!

Tenho gostado de fazer minhas páginas bem enfeitadas, mas se deixo por mim o tema é sempre de plantinhas. Pra sair da minha zona de conforto, vou coletar ideias e escolher no começo de cada mês!

Vocês tem alguma sugestão do que colocar nessas listas? Me contem nos comentários!

Calendário menstrual no bullet journal

A única coleção que sempre uso muito é essa: meu calendário menstrual! Aqui vou marcando os quadradinhos e assim consigo acompanhar melhor meu ciclo. É muito útil pra, por exemplo, não sair de casa sem meu coletor menstrual quando preciso.

2020 em fotos no bullet journal

Por fim, uma página nova com a qual estou muito empolgada: 2020 em fotos!

Nos últimos meses eu imprimi várias imagens para colar no bullet journal e adoro o visual que fica, então decidi fazer essa página. Vou escolher uma foto de algo importante de cada mês. Imagina que incrível vai ser olhar pra ela no fim do ano? Já estou empolgada!

Me organizando em 2020

No geral, fiquei muito feliz com a carinha do meu bullet journal para 2020 e com a organização e escolha das páginas. Pegar meu caderninho pra planejar a semana ou o dia tem sido um dos meus momentos favoritos! Inclusive, passo horas vendo vídeos e enchendo minha pasta do Pinterest sobre Bullet Journal. 😅

Vou tentar trazer um pouco mais dos meus meses e semanas por aqui, mas se quiserem me acompanhar mais de pertinho, é só me seguir lá no instagram: @lrrnolasco!

Agora me contem: vocês também usam bullet journal? O que vão fazer para se organizar em 2020? Me contem nos comentários!

15 Comentários

15 Comentários em "Meu bullet journal de 2020"

  1. Yasmin disse:

    Estou encantada com seu bullet journal! Ah, a ideia das fotos para meses ficou sensacional, além da delicadeza em cada detalhe. Demais! 😀
    Abraços, Yasmin

    [Reply]

    Laura Reply:

    @Yasmin, muito obrigada!! Abraços 😊

    [Reply]

  2. Claudia Hi disse:

    Laura seu bujo é muito lindo! É legal que você deixou ele super funcional e maravilhosamente estético.

    E que saudade das suas postagens por aqui ♥

    [Reply]

  3. vanessa disse:

    Olá! Amei seu bujo, não tenho um porque uso planner na hora de me organizar funciona bem pra mim mas, eu acho lindo todo esse capricho. Amei suas páginas e parece bem funcional.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    [Reply]

  4. Bruna Mendes disse:

    Ahhh que lindo! Meu sonho ter esse capricho e caligrafia para fazer um bullet, sou apaixonada. Amei o post <3

    [Reply]

  5. Luly Lage disse:

    Oi, Laura!
    Eu absolutamente e profundamente ADORO ver suas fotos do BuJo no Instagram… Você faz tudo de forma tão bonita, sem ficar rebuscado e ainda assim com detalhes incríveis. Sério, arrasa demais. Adoro esses cadernos pontilhados, sou doida pra conseguir fazê-los, mas não acho as folhas de jeito nenhum =( Espero que sua palavra do ano comece a fazer parte de todos os aspectos da sua vida em 2020, você merece porque é mega competente!
    Eu fiz um calendário menstrual no planner também… Preciso abandonar esses apps que ficam retendo e compartilhando nossos dados. Veremos se vai dar certo!

    [Reply]

  6. Julia disse:

    Eu AMEI! Amo post de Bullet Journal, queria ter uma caligrafia bonita dessas e umas ideias legais também, por isso, no momento, me contento com o planner que já vem prontinho.
    O teu tá lindimais! Ah, e que blog mais lindo!

    Abraços,

    Julia.

    [Reply]

  7. Oi, Laura! Tudo bom?
    A nostalgia que batei aqui não tem LIMITES, sério! Eu comecei a me organizar com Bullet Journal, mas com a faculdade e o estágio as coisas ficaram tão, tao intensas que eu não consegui tempo sequer para organizar a minha semana, juro. Foi aí que decidi por migrar para o planner em 2019. E, bem, foi um método que me serviu, mas não me satisfez, sabe? Ainda sinto saudade de poder ter algo mais flexível e tal…
    Abraços,
    Literalize-se

    [Reply]

  8. Helaine Costa disse:

    Eu quero um bullet desse, ele é lindo! Pena que eu não sou organizada nem com um desses.
    Eu fiz uma planner estilo calendário mensal no computador. Todo mês imprimo e vou tentando me organizar, é o que da mais ou menos certo hahahaha.
    Beijo

    [Reply]

  9. Aline disse:

    Ai que gracinha seu bullet! Eu amei a organização dele e que talento pros desenhos, ficou uma gracinha! Amei ❤️

    [Reply]

  10. Oi Laurinha, tudo bem? Que saudade do seu cantinho. Espero que você esteja bem. Nos dois últimos anos optei pelo bullet journal comprei um com folhas amarelas e não gostei muito do resultado =/ queria ter comprado branco mas aqui na minha cidade é mais difícil encontrar. Esse ano pensei diferente e comprei um planner, é simples mas estou conseguindo me organizar com ele. O seu está lindo e bem organizado. Ótimo 2020 pra você, tudo de bom hein! Um abraço, Érika =^.^=

    [Reply]

  11. Olá! Estou encantada com seu post. Estou tentando usar também o método bullet journal e a cada vez estou descobrindo novas formas. É se inspirar e deixar solta a criatividade. Vou te acompanhar também no instagram. Sucesso em 2020, bjo

    [Reply]

  12. June Damasceno disse:

    Eu sou apaixonada por Bullet Journal, meu sonho era fazer um, mas tenho um bloqueio tão grande com essas coisas, mesmo sendo designer, bota uma caneta na minha mão já fico nervosa! kkk O seu ficou perfeito e muito bonito, adorei! Parabéns!

    [Reply]

  13. Que fofo seu bujo! O planejamento anual foi minha parte preferida dele, ficou muito linda essa combinação de cores pastéis. Eu ainda estou decidindo como irei me organizar esse ano, mas provavelmente farei um bullet journal também pois é bom para, além de tudo, estimular a criatividade.

    Au revoir ♡
    http://tecerfloresecheirarlivros.blogspot.com/

    [Reply]

  14. Alê disse:

    Tentei usar o bullet journal, mas deu fail total. Isso que eu foquei só na parte da organização, ignorando completamente a parte estética, pois zero paciência. Mas admiro quem consegue fazer ele funcionar e ainda deixa tudo lindo. Parabéns!

    [Reply]