lifestyle

22 de setembro de 2020

Como contei no último post sobre coisas que ainda quero aprender, faz um tempo que descobri que fazer coisas manuais me faz muito bem. Eu sempre fui uma criança que gostava de desenhar e brincar de massinha e, depois de alguns anos longe desse tipo de coisa, mas depois acabei deixando isso de lado.

Uma das coisas que decidi que faria no começo do ano, enquanto estabelecia minhas metas, era voltar a desenhar, e a quarentena acabou ajudando bastante nisso. Com mais tempo em casa, consegui tirar algum tempo pra fazer isso e tem sido uma ótima distração.

Brincando com arte na quarentena

Hoje resolvi mostrar um pouco dos desenhos que fiz durante a quarentena. Não é nada de demais, mais umas brincadeiras e estudos que fiz e a maioria já compartilhei lá no meu instagram.

A ideia é mais compartilhar algo que tem me divertido e mostrar que você não precisa ser um desenhista profissional pra se divertir com isso.

Acho que a gente tem uma mania boba de se comparar com quem se dedicou muito a algo e se intimidar por não ter resultados tão bons quanto eles, mesmo tendo menos de um décimo da experiência.

Por isso, aqui vão alguns desenhos de uma despretensiosa aspirante a artista que não pegava num lápis pra desenhar há sei lá, uns 8 anos pelo menos.

Play na criatividade

Acho que já comentei por aqui que fiz o curo Play na Criatividade, da Faber Castell, né? É um curso bem basiquinho e que pode ser feito até por crianças, já que tem exercícios super fáceis e rápidos pra brincar com a criatividade mesmo.

Algumas das coisinhas que fiz pra esses exercícios:

O primeiro exercício era desenhar uma forma aleatória (essa que tá de preto ao redor, no caso) e, depois, desenhar algo baseado nela. Eu tive que virar o caderno de cabeça pra baixo pra visualizar um desenho na forma que criei (desculpa, TOC), mas acabei achando muito divertido e curti o resultado.

A próxima brincadeira era desenhar algo usando como base só retângulos, círculos e triângulos… e assim nasceu meu marinheirozinho!

O próximo exercício envolvia um pouco mais de semiótica, falando sobre como associamos coisas pontudas à algo agressivo / assustador, quadrados à coisas firmes e seguras, e círculos / formas arredondadas às coisas fofinhas.

Depois desse exercício que fiz mais seguindo os desenhos da aula, resolvi criar a minha super-heroína:

Depois disso, o curso propõe uma brincadeira de escrever animais, objetos e papeis e deixar em montinhos separados pra sortear e desenhar. ODIEI alguns dos resultados desse (mas ainda assim mostrei no stories hahaha), mas alguns me deixaram muito feliz, principalmente esses 3:

Cachorro – Cineasta – Guarda-chuva
Ovelha – Bailarina – Câmera
Meu preferido: Rato – Astronauta – Flor

Por fim, rolou também uma proposta de meio que criar um personagem. Nesse eu tive mais dificuldade, mas saiu a Doralice, uma bruxinha apaixonada pela nova amiga que fez enquanto coletava ervas pro seu chá da tarde:

E rolou até outro look pra Doralice, porque eu realmente gostei dela:

Desenhando plantinhas

Outra coisa que acabei focando bastante foram os desenhos mais botânicos. Eu sou apaixonada por esse tipo de desenho e ainda quero aprender muito mais, mas fui seguindo alguns tutoriais do youtube e cheguei a isso:

Ainda vou trazer um post com canais que acompanho pra me inspirar e seguir tutoriais de desenhos, o que vocês acham?

Bom, por hoje é isso! Além desses desenhos (e alguns outros, poucos), também tenho brincado bastante com lettering e feito algumas coisas com a Wacom.

Também queria trazer um pouco deles e das minhas primeiras aventuras com aquarela, mas achei que esse post ia ficar grande e chato demais se juntasse tudo, então fica pros próximos!

Me contem aqui: vocês tem feito arte na quarentena também? E gostam de desenhar? Que tipos de coisas? Eu gostei muito das brincadeiras todas e é ótimo sair da zona de conforto, mas atualmente acho que os desenhos botânicos tem meu coração hahahah

Você também vai gostar

    Mesa digitalizadora Wacom One CLT472
    Mesa digitalizadora Wacom One CTL472: primeiras impressões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 Comments

  • Claudia Hi

    Que demais Laura! Você desenha super bem! Fora que você faz super bem o lettering.

    Eu também ando me aventurando no mundo das artes. Acho que é uma boa forma da gente dar uma desacelerada e fazer algo só por fazer mesmo. Pra extravasar um pouco rs

  • Bruna

    Bonjour, ça va?

    Aaa, eu adorei as ilustrações da ovelhinha e do cachorrinho lunar. E as ilustrações botânicas ficaram show também, parabéns! Eu também estou me aventurando pelo mundo das artes neste ano, já estou treinando meus desenhos de rosto por aqui. Beijos açucarados e au revoir

  • Emerson

    Você desenha muito bem. É ótimo soltar a criatividade. Depois mostra os letterings que você criou.
    Gostei do blog e estarei por aqui agora. Esteja à vontade em visitar o meu espaço.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

  • hidaiana rosa

    Laura, como trabalho com jornalismo e em redação, a quarentena não foi tranquila. Trabalhei muito. Mas agora em outubro estou em férias e quero aprender lettering. Até comprei um caderno que ensina o passo a passo. Doodle, desenhos, também é algo que desejo aprender. Sucesso no seu aprendizado. Te desejo criatividade.

  • gabi ramalho

    adoreiiii os desenhos! vou te dizer que não saber desenhar nem boneco-palito é algo que me deixa super frustrada (mas também não faço nada pra mudar isso uahua). achei demais esses exercícios de criatividade, mas já fiquei ansiosa só de me imaginar fazendo eles alok o rato astronauta foi um dos meus preferidos também, junto da versão mais “good vibes” da doralice.

    plantinhas também tem um lugar todo especial no meu coração! amo os desenhos botânicos.

    um beijo,
    gabi ramalho ♥

  • Verônica Michetti

    Hey Laura!!!

    Eu também fiz este (e outros cursos da Faber Castell) durante a quarentena…

    Meus resultados não foram tão legais já que tenho um total de ZERO habilidades para desenho, mas também m diverti bastante! A parte em que trata das coisas quadradas, pontudas e arredondadas e as associações que fazemos com elas foi a que eu mais gostei!

    Vou aguardar o post com suas criações na Wacom (♥)!

    Xx