16 02 2017

5 motivos para Comprar de Quem Faz!

5 motivos pra comprar de quem faz

Não é de hoje que vocês sabem que eu amo a ideia de comprar de quem faz, não é mesmo? Sempre que posso falo sobre, divulgo o movimento, dou preferencia na hora de comprar. Hoje resolvi trazer um post listando alguns motivos pelos quais você deve comprar de quem faz! Para ilustrar o post e fazer você se apaixonar um pouquinho mais pela ideia, trouxe fotos de vários produtinhos que comprei de pequenos produtores e sou apaixonada!

Por que comprar de quem faz?

_DSC02341. Fortalece pequenos produtores

Quando você compra de quem faz, está comprando algo feito por gente como a gente. Gente que faz algo porque ama e, na maioria das vezes, gente pra quem aquele dinheirinho realmente vai fazer toda a diferença no final do mês. Você mostra que valoriza o trabalho daquela pessoa. Você está apoiando o sonho daquela pessoa.
Comprando de quem faz, quem realmente trabalhou na produção é beneficiado. Comprando de grandes empresas e multinacionais, na maioria das vezes, quem realmente trabalhou na produção tem um salário baixíssimo e você ainda corre o risco de estar colaborando com uma empresa que utiliza trabalho escravo.

_DSC02272. Fortalece a economia local

Vamos pensar: quando você compra de grandes empresas, na maioria das vezes o retorno financeiro nem no país vai ficar. Quando você compra de quem faz, o dinheiro vai diretamente pra essa pessoa e vai fazer girar a economia do seu bairro, da sua cidade, do seu estado, do país…
Como eu já disse no tópico anterior, quando compra de quem faz você está colaborando com alguém que realmente precisa daquele dinheiro no final do mês. Comprando de grandes indústrias, você está colaborando ainda mais para a concentração de renda.

_DSC02383. Incentiva estimula a produção artesanal e cultura

Em um mundo que cada vez mais substitui o homem pela máquina, comprar de quem faz é estimular a produção manual e não deixar que técnicas como o bordado, o macramê e tantas outras coisas incríveis se percam. É mostrar que você valoriza a cultura local!
Aqui, vale também pensar na lógica do patrimônio histórico imaterial: a forma como aquele produto é feito culturalmente importa!

Lingerie

4. Oportunidade de se aproximar do produtor

Quando você compra de quem faz, você tem a oportunidade de entender como aquilo é feito, porque é feito, de onde veio a ideia, desde quando é feito. Entender toda a história por trás do produto. Além de trazer muito conhecimento bacana, te faz ter um carinho especial por aquele produto: você sabe todas as dificuldades, inspirações, histórias que o produtor passou pra que aquele produto chegasse até você. É incrível!
P.s.: Pensei em uma série de posts “pertinho do produtor”, conversando com produtores artesanais sobre suas histórias, produtos e muito mais! O que acham?

_DSC0217
5. Produtos feitos com MUITO carinho – e, muitas vezes, sob encomenda! 

Acho que todo mundo que já comprou um produto artesanal entende a diferença, não é? Você sente que aquele produto realmente foi feito com muito carinho e cuidado, se encanta pelo trabalho de uma pessoa, percebe que é algo muito mais humano. Além disso, você tem a oportunidade de conversar com o produtor e, quem sabe, ter um produto do jeitinho que você imaginou ou que serve perfeitamente em você! Não tem nada melhor que poder escolher cada detalhezinho do produto que está comprando ou vestir pela primeira vez uma roupa feita sob medida, com o caimento perfeito pro seu corpo!

Compro de quem faz!

É isso! Esses são alguns dos meus motivos pra Comprar de quem Faz, quais são os seus? Me diga nos comentários! E se você apoia essa ideia, que tal compartilhar o post para nos ajudar a fazer ela chegar em todo o mundo? Contamos com a sua colaboração!

Pra quem tiver interesse, aqui vai a listinha de produtos fotografados (e não, esse post não é patrocinado!) com o site ou local de compra:

23 Comentários

23 Comentários em "5 motivos para Comprar de Quem Faz!"

  1. Taís diz:

    Que post mais legal, Laura! Acho que todo mundo deveria ler esse post e botar na conciencia o quanto é importante comprar de quem faz e de comercios locais. Na minha lista de resoluçao para viajantes falei disso.. porque muita gente que viajar só vai e compra nas mesmas redes grandes e se esquece ali dos comércios locais que dependem desse dinheiro pra ganhar a vida, você viaja e ajuda a economia do lugar que você ta indo mudando essa atitude de comprar de grandes empresas e olhando mais o comércio local de um lugar. ♥

    [Reply]

  2. Lindo post! Post que além de mostrar coisas lindas, tem esse papel de conscientizar as pessoas. Eu concordo plenamente contigo. Eu amei as velas. Vou bem olhar no link que você deixou.rsrs
    bjs
    http://www.simplesmenteciana.com

    [Reply]

  3. Lya Noleto diz:

    Amei o post Laura todos deviam ver pra incentivar a comprar também de quem faz sempre quando viajo sempre compro coisinhas também mas nunca dei ênfase as lojinhas locais ou dá internet mesmo , sempre bom abrir a mente nunca tinha pensado a respeito podia todos pensar assim também !

    [Reply]

  4. Amei que as coisas que você comprou, adorei mais que câmera, é muito diferente. Como faço para compra? Oniline e loja? os links você deixo aqui? Vou entra para conhecer.
    Adorei seu post.
    Beijos

    [Reply]

  5. Antes de tudo, que produtos lindinhos *-* me apaixonei por esse colar de pentagrama!

    Acho essa conscientização de “comprar de quem faz” tão bonita! Sei muito bem da importância de se incentivar compras assim porque eu mesma adoro criar coisas e, se acontecer de eu querer vender um dia, iria gostar de ser valorizada. Geralmente eu encontro produtos lindos e bem peculiares em feiras de artesanato ou com hippies <3

    Beijos.

    [Reply]

  6. Que genial esse post <3 Nos trás uma grande reflexão principalmente nos dias de hoje que o consumo está tão grande e a internet influenciando tanto né! Acho super válida a iniciativa.

    AAAH amei as fotos e o que é aquela câmera me apaixonei <3 amei o post

    [Reply]

  7. Erica Oliveira diz:

    Eu tento sempre dar preferencia por produtos artesanais, acho que dá oportunidade para esse tipo de negocio crescer, sempre tem coisinhas diferente e fofas e fora que realmente é tudo com muito carinho, tudo pensado e especial .

    [Reply]

  8. Achei incrível!
    Também sempre procuro gente que bota a mão na massa para criar coisas lindas! Estou apaixonada pelas velas, são bem finas e delicadas!

    Beijo! Até Mais!
    http://www.deixeapenasfluir.com.br

    [Reply]

  9. Que pos útil gente! Adorei, quando comecei a ler logo sabia que iria ser um post diferente e claro, todo mundo deveria ler e adotar esse tipo de “compra” exatamente por esses enormes motivos! Arrasou, um beijo.

    [Reply]

  10. Ótimo Artigo !!! Gostei deste artigo, encontrei várias informações e dicas excelentes, estou adorando visitar e ler os artigos deste blog.

    Parabéns !!!!

    [Reply]

  11. KARINE diz:

    tenho experimentado algumas vezes isso de ~comprar de quem faz, e até agora só tenho boas coisas pra dizer (isso pensando na minha experiência como consumidora). as coisas são entregues com muito mais “carinho”, né? você sente que aquilo é importante e você, como consumidora, é muito importante pra quem está vendendo. muito diferente do tratamento que vemos em grandes redes por aí. adorei o post 🙂

    [Reply]

  12. Muito legal a sua iniciativa. Você não só compra de quem faz, mas também incentiva esse comportamento. E é como você disse: é muito importante incentivarmos esse tipo de consumo que ajuda na economia nacional, bem como os produtores menores que muita das vezes não conseguem competir com as grandes indústrias. Fiquei apaixonada pelas velas, muito lindas.
    Beijos

    [Reply]

  13. Renata diz:

    Amor velas artesanais, e eu quero um desse , é um câmera fotográfica?
    Comprar de quem faz , eu adoro coisinhas artesanais, e sempre quando dou um volta pela minha cidade vejo muitas pessoas vendendo enfeite, bijouterias lindas, sempre compro uma, e o amor pelo que ele faz é tamanha e quando a gente compra ele nos trata tão bem.

    [Reply]

  14. Gosto muito de artesanato <3
    O bom é que quando você compra assim, va maioria das vezes é tratado muuuutio bem ♥ da aquela vontade de sempre volta !

    [Reply]

  15. Leonardo diz:

    Que post lindo! Eu também super apoio a ideia de comprar de quem faz. Mais pessoas deveriam incentivar esse consumo cheio de amor. ♥️
    Adorei muito seu post, faz toda a diferença, tanto no atendimento quanto no produto final.

    [Reply]

  16. menina, estou super apaixonada por esse post, concordo 100% amo2 artesanato e faço muitos Diy, parabéns e muito sucesso

    [Reply]

  17. Que post legal! Acho que um dos principais pontos realmente é o incentivo e o fortalecimento da economia. Realmente, quando a gente compra de terceiros, muitas vezes nem por aqui o dinheiro fica. Adorei o seu blog! vida inteligente na internet! <3

    [Reply]

  18. Lukas Reis diz:

    Laura, que amor de post ♥
    Super concordo com você, amo o trabalho manual dos artesões, além de lindos são super detalhados!
    Seu post ficou maravilhoso, real. Adorei viu, beijooxxx ♥

    [Reply]

  19. Adorei a ideia da série de posts, vou acompanhar! E o que dizer dessas fotos incríveis? Amo a delicadeza e encanto das suas fotos <3 Como você bem sabe eu sou super adepta do Compre de Quem Faz, na verdade bem antes de isso ser mais divulgado. A minha família sempre gostou de coisas mais artesanais – inclusive a gente adora fazer nossas coisas hihi – e sempre compramos enfeites, lembrancinhas de festas, sabonetes, comidinhas e roupas de gente daqui da minha cidade. Foi ano passado que descobri que todo esse movimento tem um nome, e comecei a expandir essa rede de compras pra sp, ou seja, alem de comprar daqui de Pira eu também compro das minhas de SP. Acho maravilhoso tudo isso, e realmente agt percebe o carinho e o cuidado que a pessoa teve em fazer cada peça <3
    beijão!

    [Reply]

  20. Eu adorei esse movimento “Compro de quem faz”, mas confesso que faz pouco tempo que passei a dar valor à isso. Foi só a partir do momento que me envolvi com todo o processo criativo no curso de moda, desde a pesquisa até a confecção da peça final, que passei a perceber o verdadeiro valor de uma roupa e todo o trabalho por trás daquilo. E quantas pessoas produzem por amor aquilo que fazem, mas não conseguem vender nesse mercado louco. Esse movimento é um jeito de olhar além da estética dos produtos e do preço – porque quase sempre vamos procurar pelo mais barato, né? Mas às vezes o barato custa muito caro para outra pessoa. Comprar de quem faz é saber de onde veio aquele produto, qual história por trás dele e um meio de incentivar quem produz não apenas por quantidade. Como você disse, “Não tem nada melhor que poder escolher cada detalhezinho do produto que está comprando ou vestir pela primeira vez uma roupa feita sob medida, com o caimento perfeito pro seu corpo!”
    Beijos e amei o post.

    [Reply]

  21. Eu adoro esse movimento “compro de quem faz”. Mas confesso que passei a dar valor a isso há pouco tempo, quando passei a me envolver com o processo criativo no curso de moda, desde a pesquisa para uma coleção até a confecção da peça final. Passei a valorizar muito mais a roupa que visto depois disso, porque percebi o quanto uma única peça dá trabalho. É outra coisa saber que uma peça foi produzida de forma justa e ainda ajuda a pessoa que está dando duro para vender aquilo. É fazer valer cada centavo da peça.
    Beijooos

    [Reply]

  22. Mari diz:

    Sempre compro de quem faz! Sou gorda, e, como a grande moda tradicional não me contempla, compro sempre de quem faz.
    Microempreendedoras já sacaram o que as grandes marcas ainda não entenderam: moda é para todos.

    Beijos,
    Mari

    [Reply]

  23. Eu acho super importante incentivar e divulgar isso – inclusive irei compartilhar o post na página do meu blog amanhã -, e vale pra tudo, desde uma bijuteria até um bolo. É uma pena que poucas pessoas apoiem e de fato se deem conta disso, eu mesma já tentei começar diversas coisas mas simplesmente não ia pra frente, porque as pessoas preferem comprar do grande, que é mais rápido e as vezes mais barato – produção em massa, né – do que de uma pessoa que vai fazer com encomenda e colocar todo o carinho naquele produto.
    Enfim, achei o post muito válido e interessante, adorei essa lingerie – mas não encontrei quem vende – e apoio a ideia de entrevistas com produtores artesanais!

    [Reply]