18 07 2016

5 lugares imperdíveis em Minas Gerais

Lugares imperdíveis - Minas Gerais!

O grupo Bloggers Out and About lançou esse mês uma blogagem coletiva com o tema “5 lugares imperdíveis na minha cidade”, mas resolvi ser rebelde e ampliar pra Minas Gerais – pra quem não sabe, sou de Belo Horizonte e amo meu Estado, acho super delicioso e, apesar de conseguir pensar em 5 lugares imperdíveis aqui em BH, não ia me divertir tanto escrevendo esse post.

Selecionei pra mostrar pra vocês então 5 lugares que conheço e adoro, que são os lugares que eu escolheria para apresentar pra alguém que viesse conhecer Minas Gerais. Chega de tagarelar, né? Vamos pra lista que tem trem bão demais da conta pra mostrar aqui, uai!

5 Lugares Imperdíveis para conhecer em Minas Gerais

-Serra da Piedade –  Caeté, Minas Gerais

Diamantina
A serra da Piedade é um dos lugares mais lindos que conheço, sem dúvida. Lá de cima a vista é maravilhosa- uma paisagem de tirar o fôlego. Adoro a sensação de estar num lugar tão alto, com o vento no rosto, a natureza toda linda ao redor… Pros Católicos, lá também tem um santuário – mas confesso que nem sei o nome ou algo a mais sobre ele- pra quem gosta, vale pesquisar sobre antes de ir!

Pra chegar lá não é difícil: você pode ir de carro, pegar um ônibus que sai do centro de Caeté (aí é importante olhar horários!) ou pegar uma das muitas vans que oferecem o passeio pra lá cobrando um preço por  pessoa – muitas ficam na praça de Estação de BH!

Uma dica é ir em dias ensolarados: Como lá é muito alto, quando está nublado você não vai conseguir ver muita coisa e provavelmente vai passar frio com toda a neblina que fica por lá.

 – Circuito Cultural Praça da Liberdade

Praça da Liberdade
Bom, eu não podia deixar BH de fora desse post, né? A praça da Liberdade é meu lugar favorito de BH, acho ela linda e cheia de vida – gente diferente, de todas as idades, sempre muito movimentada. Os museus ao redor são super legais também: Em casarões antigos, reúnem a história de Minas Gerais, cultura, arte… impossível não se apaixonar!

A dica aqui é: Depois de aproveitar o dia na praça e nos museus, tem duas opções para emendar o passeio: uma é ali pertinho mesmo, ir pro Cine Belas Artes ver um filme alternativo num cinema com cara de antiguinho e ambiente super agradável. A outra opção é pra quem gosta mais de farra: descendo alguns quarteirões você pode escolher um dos muitos barzinhos que funcionam no Edifício Maletta. Quer coisa com mais cara de Minas que bar?

-Diamantina, Minas Gerais

Serra da Piedade
Eu tentei pensar em um lugar específico, mas não consegui… Vai a cidade inteira mesmo. Também conheço Ouro Preto e Congonhas de cidade histórica de Minas, mas não curti tanto quanto Diamantina. Andar por aquelas ruazinhas de paralelepípedo cheias de casinhas fofas que só as cidades históricas de Minas tem, subir as ladeiras, comer pastel no mercado sábado de manhã e, de noite, aproveitar também os muitos barzinhos. Claro, não dá ra esquecer das cachoeiras: Conheço a do Biribiri e recomendo demais, é linda!

-Feira Hippie – Avenida Afonso Pena

feira-hippie
A Feira Hippie é uma feira de rua bem grande aqui de BH, e acontece nos domingos de manhã – vai até as 14:00. Lá você encontra de tudo: Roupa, sapato, enxoval de bebê, móveis, artigos de decoração, comida, brinquedo… uma loucura só! Apesar da grande variedade de coisas e quantidade de barracas, a feira é bem organizada e as barracas são divididas por “setor” ou “categoria” – agrupando todos os itens no mesmo lugar e em barracas com o forro da mesma cor. Até tem coisa industrializada lá também, mas o que mais gosto são os artigos artesanais: minhas saias longas e anéis são todos de lá! É bem clássico comer churrasquinho ou milho verde cozido em uma das mil barraquinhas de lá, mas opção não falta: de acarajé a pão de queijo, tem de tudo!

A dica da vez é: Vá cedo. Faça chuva ou faça Sol, a feira é cheia… Chegando cedo você consegue olhar tudo com mais calma. Aah, e também dá pra aproveitar o passeio pra conhecer o Parque Municipal ali do lado da feira!

-Poços de Caldas, Minas Gerais

entrada-poc3a7os-de-caldas
Bom, dessa eu vou saber falar menos porque só fui uma vez há uns 4 anos atrás – vide minha cara de baby na foto. SOCORRO, não achei nenhuma outra melhor hahahah- mas lembro de ficar tão encantada com a cidade que não podia deixar de fora do post. Lá todo mundo tem um sotaque engraçado, misturando o mineiro com o paulista (“uai, a porrrta tá trancada!”) e a cidade era bem fofinha e bem cuidada, com uma praça super lindinha e movimentada, mesmo de noite (repito, quando eu fui…). Uma coisa que não esqueço é o pvo todo de lá reclamando do calor quando estava “só” 25ºC – lá é mais friozinho e morro de vontade de ir no inverno, quando dizem que faz frio de verdade hahaha.

 

Bom, essas foram minhas dicas imperdíveis pra quem quer conhecer um pouquinho mais de Minas Gerais! Claro, eu citaria muitos outros lugares – em BH e em MG – e alguns merecem uma “menção honrosa” aqui, só não entraram por eu ter que escolher só 5: Topo do Mundo, em Brumadinho e Mercado Central, em BH.

Agora me digam: vocês conhecem algum dos lugares que citei no post? O que acha dele? Indicariam algum outro aqui em Minas?  E para quando eu for visitar a cidade ou Estado de vocês: que lugar não posso deixar de conhecer? Me contem!

18 Comentários

18 Comentários em "5 lugares imperdíveis em Minas Gerais"

  1. UAU! Quantas indicações incríveis e tão bem detalhadas. Nunca quis tanto ir para MG como agora, rs. Adorei o compilado e as curiosidades.

    http://WWW.SEMQUASES.COM

    [Reply]

  2. Awww, morro de vontade de conhecer Minas. Só fui pra Uberlândia e já apaixonei com a hospitalidade e comida dos mineiros, haha <3

    [Reply]

  3. Que aconchegante! Deu uma vontadezinha tão boa de viajar. Parabéns pelo post, ele deu um calorzinho no peito! Espero um dia poder usar ele como guia <3

    Boa semana, beijos! Com carinho, Menina Borboleta.

    [Reply]

  4. KARINE diz:

    ai, tenho muita vontade de conhecer mais MG! só conheço uma cidadezinha bem no sul, chamada monte sião (e fui lá faz tanto tempo que mal lembro dela, na vdd, hahaha). amei essa serra da piedade! eu amo lugares mais altos com vistas bonitas da cidade ou natureza <3

    [Reply]

  5. Eu não sou muito de viajar, até por que a idade é pouca e a grana também, mas quero muito visitar Poços de Caldas, acho lindo o lugar.
    Adorei o blog e o post <3

    [Reply]

  6. Meu namorado é mineirinho de Muriaé, interior de Minas. Mas ele ainda não conseguiu me levar para conhecer lá. Eu já fui em um hotel fazenda que ficava perto de poços de calda e sei que pelo menos as comidas são maravilhosas, além de ter muito pão de queijo e doce de leite, que eu amo!

    [Reply]

  7. Eu sou gaúcha, moro em Porto Alegre, mas eu tenho uma vontade GIGANTE de conhecer MG! Parece ser um lugar tão aconchegante, e tem um charminho retrô que lembra POA também <3

    [Reply]

  8. Cada cantinho mais lindo! Super inspirador o seu post. <3

    http://www.kailagarcia.com

    [Reply]

  9. Juliana diz:

    Minas deve ser um lugar incrível, tenho muita vontade de conhecer, principalmente as cidades históricas, não dá para medir a importância deste estado para nós!

    [Reply]

    Juliana Reply:

    @Juliana, Laura!! eu já te conheço, agora que eu me toquei, o blog está diferente! Está lindo!!! Parabéns! ahuahuahuah Desculpa, não me toquei que vc era vocÊ! hauahuahuaha Bjinhos

    [Reply]

  10. Lindo post, ja fui apresentar uma peça em Minas e adorei a cidade. Lindo seu blog

    ❤️ http://www.jackblog.com.br/

    [Reply]

  11. Sou mineira também, de Itabira, mas atualmente moro em Betim (mais perto de vc!) e Beagá é minha segunda casa já…
    Da lista, eu mais gosto da Serra da Piedade. Sou encantada com a visão panorâmica e com aquele friozinho haha

    [Reply]

  12. Sou loouca para conhecer Minas Gerais <3
    Uma dia eu apareço =D
    Beijos!

    [Reply]

  13. Ai, acho MG muito amorzinho. Sou de Goiás e minha família toda veio de MG. Tenho um carinho imenso por essa terra <3

    [Reply]

  14. Minas é lindo né? rsrs Me orgulho em dizer que sou mineira e temos tantas coisas boas para desfrutar.. Feira Hippie é vida rsrs <3 Tenho vontade de ir em Carrancas, conhece?? Amei o post

    [Reply]

  15. Primeiro, uma curiosidade: na parte de Poços de Caldas, cê fala sobre sua cara de baby na foto, mas não consigo te ver na foto, hahaha. Onde cê tá? Ou tá faltando uma foto?
    Agora, o resto. Eu fui na feirinha hype e, nossa, comprei uma bota por 30 reais. Quase chorei, iria de novo, fácil.
    No Circuito Cultural eu tentei ir, mas tava tudo fechado porque era carnaval. 🙁
    Quanto ao interior de Minas, ainda quero muito conhecer!

    [Reply]

  16. @Clara Fagundes, Hahahah nossa Clara, eu acabei trocando a foto no segundo antes de postar e esqueci de tirar isso! Brigada por me lembrar hahahah
    Feira Hippie é amor demais, né? Agora nem é tão fácil achar coisas TÃÃÃÃO baratas, mas ainda assim a metade do preço de loja de shopping a gente acha, e tem muita coisa boa! Eu AMO aneis de um cara de lá!
    VEEEEM pra cá pra gente passear por esses cantos tudo, moça! Hahahha
    Interior é amorzinho demais, sou apaixonada! Conheço bastante coisa e ainda quero muuuito mais
    Beijos!

    [Reply]

  17. Hey!
    Ah, Minas! Eu moro aqui e só visitei dois lugares na sua listinha, mesmo assim uma vez cada. É difícil morar longe do centro, então a localização fica muito restrita. Ainda bem que meu namorado mora perto e posso aproveitar um pouquinho. Tive a oportunidade de conhecer a Praça da Liberdade no ano novo e achei simplesmente maravilhosa, pena que não tirei fotos porque estava de noite. Mas foi uma experiência muito linda. Adorei a sua postagem.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    [Reply]