13 08 2018

5 Dicas Rápidas para aplicar em seu TCC

5 Dicas Rápidas para aplicar em seu TCC

Se você está na faculdade, cedo ou tarde terá que passar por um grande desafio: preparar e apresentar seu Trabalho de conclusão de curso, o temível TCC. 

Os alunos costumam levar de um até dois anos elaborando o trabalho, que deve provar aos professores e examinadores da banca que você adquiriu conhecimento necessário sobre uma das matérias estudadas.  

A maioria dos estudantes costumam ter medo do TCC e passam o curso todo aflitos, a espera de chegar o temido momento de expor o trabalho. Os principais motivos que tiram o sono dos alunos são: a apresentação, a dificuldade em encontrar conteúdo para o trabalho, fazer o TCC sozinho e também as temidas normas da ABNT. 

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) define as formas “corretas” de formatar um trabalho acadêmico. São as chamadas “normas da ABNT”. Elas servem para padronizar os trabalhos, tornar a leitura mais agradável e criar um modelo a ser seguido para ajudar os estudantes. 

Principais regras da normas ABNT 

As normas para TCC são muitas, mas abaixo apresentamos as principais que não podem faltar em seu trabalho. 

1 – Fonte Arial ou Times New Roman 

O uso das fontes Arial ou Times New Roman é obrigatório nos trabalhos acadêmicos. Essas são duas fontes padrões, encontradas em qualquer editor de texto, que tornam a leitura do documento mais agradável, principalmente a Times, que contém serifas. Usar qualquer fonte que não seja essas duas citadas, irá tirar o seu TCC do padrão da ABNT. 

2 – Tamanho 12 e cor preta 

Ainda sobre as fontes, para manter seu trabalho formatado de acordo com as fontes da ABNT, existem outras duas regras para seguir. O tamanho da fonte é sempre 12 (exceto em alguns casos de citações). Além disso em um trabalho acadêmico, não há uso de outras cores além do preto, mesmo em subtítulos ou frases em destaque, você pode usar o negrito ou sublinhado, mas nunca utilizar outra cor em seu texto. 

3 – Referências e citações 

Dentro do seu TCC, será necessário usar diversos trechos de outros trabalhos para que você possa apresentar o seu ponto de vista, tendo como base a opinião de outro pesquisador. Nessa hora são usadas as referências e citações diretas e indiretas (saiba mais). Porém, inserir esses itens no seu trabalho exige cuidado, pois cada um deles possui dezenas de regras específicas, cabe a você procurar as orientações da ABNT sobre isso e utilizar da forma correta. 

4 – Padronização e organização 

O grande objetivo das normas da ABNT é manter seu trabalho organizado e padronizado. Por isso é fundamental o uso de sumários, indíces de imagens, gráficos, tabelas, seguir a ordem dos elementos como capa, folha de rosto, resumo, abstract entre outros pontos. 

5 – Siga a estruturação básica das normas 

É importante que você estruture seu trabalho dentro das regras. Um trabalho de TCC é dipicamente dividido, segundo as normas ABNT, em três partes. 

  • Elementos Pré-Textuais: Capa, lombada, folha de rosto, dedicatória, agradecimentos e resumo. 
  • Elementos Textuais: Introdução, desenvolvimento e conclusão. 
  • Elementos Pós-textuais: Referências, anexo, glossário, tabela de dados de pesquisa e apêndice. 

Conclusão

Pode parecer um pouco assustador para alguns, tantas regras e normas pré-estabelecidas que precisamos seguir, além de dar conta do conteúdo em si, que é o mais importante. Mas mantenha a tranquilidade. Se você fazer o trabalho com antecedência, terá tempo de sobra para perceber o quão simples tudo isso é. Afinal, o importante é ter o diploma em mãos! Certo? 

3 Comentários

3 Comentários em "5 Dicas Rápidas para aplicar em seu TCC"

  1. Andrea disse:

    Já fiz o meu TCC e garanto que realmente não é esse bicho de sete cabeças todo como falam. Lógico, demanda um trabalho bem maior do que o de uma matéria da faculdade, mas tão bom quando você termina tudo e vê que conseguiu, não é mesmo?
    Quero continuar os estudos para uma futura especialização, quem sabe um mestrado. Então essas dicas são importantes pra todos, não é?
    Adorei o post, Laura.

    [Reply]

  2. Alice disse:

    seus posts são muito bons.

    [Reply]